Lábio leporino: as maiores mentiras e verdades

O lábio leporino é um tema que ainda gera medo e incertezas nas pessoas. Por isso, a GOU separou os mitos e verdades sobre o assunto.

O que é o lábio leporino?

É nos primeiros três meses de gravidez que a boca do bebê começa a se formar, e até hoje é um mistério para a ciência, mas algumas crianças nascem com os lábios separados.

Com certeza esse é um dos motivos de tantas dúvidas. Se os médicos e dentistas não sabem ao certo a causa do lábio leporino, uma série de boatos são espalhados.

Por isso vamos entender o que é verdade e o que não é. Algumas mentiras podem te impressionar:

1. Atinge apenas os lábios.

MENTIRA

O lábio leporino afeta também a gengiva, os dentes, o palato (céu da boca) e pode chegar até o nariz e ouvidos.

1. É uma má formação apenas estética.

MENTIRA

É visível quando um bebê tem lábio leporino, mas as complicações são maiores do que apenas estéticas. O bebê pode ter problemas de saúde como má nutrição, problemas de respiração, de fala, de audição; pode sofrer com infecções crônicas e ter toda a arcada dentária alterada. Tudo isso pode trazer problemas emocionais e de auto estima.

Mas se desde o começo você levar seu filho no médico e dentista, as chances de complicações diminuem muito.

1. Maus cuidados durante a gravidez é uma das causas.

labio leporino mentiras e verdades

VERDADE

Existem muitos estudos que mostram que a predisposição genética está associada aos casos de lábio leporino. Mas é comprovado que o uso de bebidas alcoólicas, tabaco e medicamentos inapropriados aumentam muito a chance do bebê sofrer má formação, principalmente se o uso for no primeiro trimestre.

1. Não tem diagnóstico.

MENTIRA

Hoje já tem um exame que identifica a fenda palatina ainda na 14ª semana de gravidez. Mas só dá pra saber da extensão do problema depois do parto.

1. É muito raro acontecer.

MENTIRA

O lábio leporino é a segunda má formação mais comum. Aqui no Brasil, 1 em cada 650 crianças nascem com a fenda palatina.

1. O tratamento envolve cirurgia.

VERDADE

O tratamento é longo e envolve, provavelmente, mais de uma cirurgia com o cirurgião plástico e otorrino. A primeira cirurgia é feita mais ou menos 3 meses depois que a criança nascer, e a segunda com um ano e meio.

A cirurgia garante que a boca e o rosto funcionem normalmente e a estrutura óssea não seja abalada. Ela evita também dificuldades na respiração e a voz abalada.

Com a cirurgia a qualidade de vida aumenta muito, e mesmo com os cuidados que duram muitos anos, a criança tem uma vida normal e saudável.

1. Eu só vou precisar dos cirurgiões.

MENTIRA

O tratamento do lábio leporino dura anos e vai além das cirurgias. É muito importante fazer o processo inteiro que inclui fonoaudiólogos, psicólogos e, claro, dentistas.

Se as cirurgias forem feitas com sucesso, no tempo certo, e todos os profissionais estiverem inclusos no tratamento, a criança terá uma vida saudável e sem grandes complicações.

Como o dentista atua nos casos de lábio leporino?

Os dentes dos bebês com lábio leporino muitas vezes nascem desalinhados, encavalados, em tamanhos e formatos diferentes, ou não nascem. Por isso os dentistas são muito importantes no tratamento, porque trabalham para que a criança consiga se alimentar e também para reconstruir a arcada dentária, de forma que ela funcione e seja esteticamente agradável.

O tratamento odontológico é fundamental para que o seu bebê cresça sem nenhuma sequela e tenha uma vida normal!

Se o seu filho for diagnosticado com lábio leporino, marque já uma consulta com um profissional da GOU. A consulta bem cedo é importante para garantir a saúde bucal do seu filho no futuro.

Confira também: Excesso de flúor: entenda os riscos e consequências para o organismo