Canal nos dentes: por que todo mundo tem medo de tratar?

Canal nos dentes: por que todo mundo tem medo de tratar?

Quando o assunto é tratar os dentes que estão danificados, principalmente pelas cáries, muita gente logo diz que tem medo ou sente incômodo só de pensar. O canal dos dentes é um dos procedimentos que as pessoas consideram como os piores, isso porque a ideia de tratar as raízes pode ser bem assustadora.

 

Mas aqui vai uma boa notícia: você não precisa temer esse tratamento, já que hoje em dia, sua realização é bem mais simples.

 

Saiba agora o que causa a necessidade do tratamento e como ele é feito:

 

Afinal, por que fazer o canal nos dentes?

 

O tratamento de canal dentário é feito para reparar dentes que tenham sido infectados ou danificados antes que sejam perdidos totalmente e tenham de ser extraídos.

 

A realização desse procedimento é necessária quando a polpa do dente (a parte que fica no interior)  é danificada por conta de cáries profundas ou lesões e trincamentos dos dentes, causados por impactos muito fortes, como uma mordida em um alimento muito duro, por exemplo.

 

Sintomas de complicações no canal dentário

 

Existem alguns sintomas que podem indicar que os canais das raízes do seu dente podem necessitar de tratamento. Alguns deles são:

 

– Dor constante no dente

– Inchaço na gengiva, próximo ao dente

– Sensibilidade no dente afetado

– Cárie em estágio avançado

 

Como existem muitos sintomas, é importante ressaltar que somente com ajuda profissional é possível saber o que fazer para tratar corretamente a polpa e os canais afetados.

 

Canal nos dentes dói?

 

Canal nos dentes: confira o passo-a-passo

 

O tratamento do canal envolve basicamente alguns passos bem simples. Confira todos abaixo:

 

1- Abertura do dente afetado: dependendo do estado do dente, é necessário abrí-lo para iniciar o tratamento, já que a polpa pode estar encoberta;

 

2 – Remoção da polpa: como o nome sugere, o dentista remove a polpa infeccionada ou já “morta”.

 

3 – Preenchimento: a área dos canais, agora limpa, é preenchida por um material bem flexível e depois é selada com uma espécie de cimento para os dentes.

 

Nesse passo, dependendo da gravidade do problema causado nos canais, o dentista pode inserir um pino no canal para que o dente fique ainda mais resistente e não corra o risco de ser afetado novamente.

 

Viu como é simples? E todo o tratamento é feito com anestesia, para que você não sinta dor alguma. 

 

Agende uma consulta na unidade GOU mais próxima a você através do site https://gouodonto.com.br/ , tire todas as suas dúvidas sobre o tratamento do canal dentário e entenda melhor porque esse ele não é um “bicho de sete cabeças”.

 

Estaremos te esperando 🙂

 

Fechar Menu

Cadastro