Mordida cruzada: como funciona o tratamento?

Você já conhece a condição de mordida cruzada? Ela é caracterizada pelos dentes desalinhados e/ou desencaixados. Ou seja, acontece quando os dentes inferiores e superiores não se encaixam, o que resulta em um sorriso torto.

Apesar de aparentar ser apenas uma condição estética, a mordida cruzada apresenta riscos à saúde bucal e ainda pode causar maiores problemas. Como, por exemplo, perda dentária e dor na ATM.

Mas, não se preocupe, ela é uma condição tratável e existem diferentes opções de tratamento. Nós vamos te explicar como tudo funciona direitinho aqui.

Afinal, o que é mordida cruzada e suas possíveis causas?

Visível na maioria dos casos, a mordida cruzada (ou mordida invertida) é a má oclusão na qual existe a posição invertida dos dentes, ocasionando o aspecto de “boca torta”.

Diferentes fatores podem causar essa condição. Podemos destacar, por exemplo, as causas genéticas, ambientais e funcionais que são consideradas as principais. Entre elas, podemos ressaltar a respiração pela boca, postura incorreta, perda de dentes e as anomalias ósseas congênitas e de desenvolvimento do tamanho dos maxilares.

Contudo, essas não são as únicas. Temos como causas, também, a permanência mais longa dos dentes de leite e os hábitos negativos, como roer unhas e pontas de lápis, e o uso da chupeta também podem ocasionar a mordida cruzada.

Criança com mordida cruzada

Mordida cruzada acarreta problemas bucais sérios

Os problemas acarretados por essa condição vão muito além de apenas a estética do seu sorriso. Na realidade, ela facilita o aparecimento de problemas bucais ainda piores. No caso de crianças e adolescentes, pode afetar o desenvolvimento dos ossos da face, causando problemas na fala, mastigação e ainda na respiração.

Enquanto no caso dos adultos, os problemas podem ser ainda mais complicados. Os sintomas envolvem dor de cabeça, zumbido no ouvido, maior recessão da gengiva e até mesmo desgaste, perda e fratura nos dentes.

Identificando a mordida cruzada

Mesmo que sua principal característica visual seja a “boca torta”, podem ocorrer dúvidas ao identificar essa condição. Então, considerando isso, é necessário ficar atento ao posicionamento dos dentes ao fechar a boca.

Isso porque o correto é que, ao fechar a boca e os dentes se tocarem, o maxilar inferior fique por dentro do maxilar superior. Se acontecer do maxilar superior se fechar por dentro do maxilar inferior, é quando temos uma mordida cruzada ou invertida.

Mas, é sempre importante lembrar que o diagnóstico real só pode ser feito pelo profissional dentista. Através de exames, é possível identificar e também realizar o tratamento mais indicado para cada caso.

Mulher tratando mordida cruzada com aparelho fixo

Os principais tratamentos para correção da mordida cruzada

Após o diagnóstico, a correção da mordida cruzada deve ser feita assim que possível, quanto mais cedo, melhor. Isso para evitar que mais danos e problemas afetem a sua saúde bucal.

O aparelho ortodôntico é o tratamento mais conhecido e utilizado na correção da má oclusão. Principalmente quando a condição é descoberta ainda na infância. Inclusive, é indicado o uso do aparelho para crianças já que não acontece o retrocesso do desalinhamento sem essa intervenção.

Você suspeita que tenha mordida cruzada? Na GOU Odonto você encontra profissionais especializados para te ajudar. Agende uma avaliação no site: https://gouodonto.com.br/