Como saber se sua enxaqueca tem ligação com problemas dentais?

Crises de enxaqueca frequentes? Cuidado, isso pode indicar problemas com a sua saúde bucal. A dor de cabeça pode ter diversas causas, como estresse, sinusite e também problemas bucais como a DTM (disfunção da articulação temporo mandibular) e o bruxismo.

Vamos entender melhor como a sua enxaqueca pode estar relacionada a problemas bucais? Vem que te contamos tudo.

Qual a relação entre problemas bucais e enxaqueca?

Segundo a Sociedade Internacional de Cefaléia, cerca de 90% das pessoas já tiveram dor de cabeça em algum momento da vida e que existem mais de 150 tipos diferentes dessa dor. Contudo, a dor de cabeça ou enxaqueca de origem dentária tem diferentes causas. Como, por exemplo, bruxismo, disfunção temporomandibular e até infecções dentárias.

Por esse motivo, destacamos a importância de buscar um profissional capacitado em casos de incômodo para que o mesmo realize o exame, identifique a origem da dor e inicie o tratamento adequado.

DTM pode ser causa de enxaqueca

As características da enxaqueca diferem para cada problema bucal

Após identificar que problemas bucais podem estar causando a sua dor, fica a dúvida de como reconhecer os sinais. Inicialmente, é relevante entender que as características da enxaqueca variam de acordo com a causa. Como é no caso da DTM, por exemplo, que o incômodo tende a piorar quando o estresse é intensificado.

Em contrapartida, quando a causa da enxaqueca é o bruxismo, ela costuma aparecer em áreas específicas do rosto. Como, por exemplo, nas áreas das têmporas e no rosto, intensificando quando acontece o movimento da boca ou na mastigação. Além do mais, ela costuma durar por mais tempo, indo de 4 a 72 horas.

O que fazer para amenizar o incômodo?

Geralmente, o incômodo some ou ameniza após o tratamento da causa. No caso do bruxismo, por exemplo, algumas ações podem ser tomadas. Incluindo realizar a higiene do sono, administrar fatores externos, como o consumo de álcool, e também o tratamento com placas oclusais.

Se tratando da DTM como causa, o incômodo é solucionado ao restabelecer a função oral, realizando ortodontia quando indicado, fisioterapia orofacial e laserterapia, por exemplo. Por esses motivos, é indispensável ser feita a identificação da causa da enxaqueca com um profissional. Assim, é possível realizar o tratamento ideal e alcançar o resultado desejado.

Na GOU Odonto você encontra profissionais especializados para te ajudar com os mais diferentes problemas bucais. Agende uma avaliação no site: https://gouodonto.com.br/