Como saber se preciso extrair um dente?

Como saber se preciso extrair um dente?

Quem nunca sentiu dor no dente e ficou com medo do tratamento ou de ter que extrair ele?

Primeiramente, é importante entender que nem toda dor de dente leva à extração. São inúmeras as causas de dor, podendo ser curadas através de tratamentos simples ou pequenos procedimentos, como obturações e canais.

Apenas nos casos em que não há mais outra forma de tratamento são feitas as extrações, que devem ser indicadas por um especialista para evitar problemas futuros.

Acompanhe este artigo, pois vamos informar como é feito o processo de extração dental e em que caso ele pode ser recomendado pelo especialista. Assim você pode perder o seu medo do procedimento!

Em qual situação devo extrair um dente?

A extração de dente é o procedimento em que o dentista faz a retirada do dente que está com algum determinado problema, após avaliar a real necessidade e informar quais os cuidados você deverá tomar após o procedimento.

São inúmero os motivos que podem levar à extração do dente. Geralmente, o procedimento é recomendado quando não há mais como recuperar o dente, ou seja, quando a raiz ou a parte mais profunda do corpo do dente já foi muito afetada. Isso pode acontecer, por exemplo, como consequência de um trauma ou até uma cárie não tratada.

Outras situações são:

 – Quando o dente não consegue se desenvolver corretamente e não atinge a posição na arcada dentária no tempo esperado;

 – Danificações nos dentes, como cáries ou fraturas por alguma interferência externa;

 – Dentes de leite quando criança, principalmente quando não há reabsorção da raiz e o dente não amolece sozinho. 

Quais os procedimentos para extração dental?

Para cada procedimento de extração dental é importante ressaltar que existem diferentes cuidados, então, antes de realizar o procedimento o dentista deverá fazer uma revisão no prontuário e providenciar radiografias e exames necessários.

Ao realizar a radiografia, é importante verificar:

– formato do dente e raiz;

– proximidade com nervos;

– localização na arcada.

Com estas informações, o dentista irá avaliar a dificuldade encontrada para realizar a cirurgia de extração, e decidirá a melhor forma de remoção do dente.

Depois de realizar todos esses procedimentos e etapas iniciais, a cirurgia pode ser realizada e o primeiro passo é a anestesia, para não causar nenhum incômodo ou dor ao paciente. Com a área anestesiada, o cirurgião dentista poderá iniciar o procedimento de extração do dente, sendo uma retirada simples e indolor ao paciente.

A extração simples acontece assim: o dente é deslocado do osso com instrumentos de uso do cirurgião dentista e, após essa etapa, poderá fechar a área do dente com alguns pontos cirúrgicos.

E, por fim, após o procedimento, são passadas as orientações para os cuidados necessários pós extração. Lembre-se: é importante fazer o acompanhamento com o dentista responsável.

A GOU Odonto possui os melhores especialistas para realizar sua extração de dente. Conte conosco para agendar sua consulta.

Fechar Menu

Cadastro