Aparelho fixo: O que você deve usar para limpar os dentes

Só quem usa ou já usou aparelho fixo sabe que limpar os dentes corretamente é indispensável para que a saúde bucal fique em dia. Os braquetes e os demais acessórios do aparelho fixo acabam facilitando o acúmulo de restos de alimentos e a placa bacteriana. Assim, pode acabar causando doenças bucais e afetando a saúde do seu sorriso.

Para ficar longe de problemas e esbanjar esse sorriso saudável por aí, você pode incluir alguns cuidados na sua rotina. Assim, o processo de escovação fica ainda mais completo. Para te ajudar nisso, vamos te mostrar aqui alguns instrumentos de higiene bucal para você limpar os dentes direitinho.

1. Escova interdental

pessoa limpando o aparelho com escova interdental

A escova interdental que vai te ajudar a retirar os restos de alimentos e a placa bacteriana que se acumulam entre os dentes. Dessa forma, ela é essencial para limpar os dentes com aparelho fixo. Essa ferramenta tem cerdas cilíndricas ou cônicas que permitem a remoção de todos os resíduos responsáveis por doenças bucais, como cárie e gengivite.

2. Passa fio para aparelho fixo

mulher usando fio dental

Você já sabe que todo mundo deve usar o fio dental e que ele é indispensável para uma boa higiene bucal, né? E o passa fio ajuda ainda mais na limpeza dos dentes das pessoas que usam aparelho fixo. Essa ferramenta é uma ótima aliada para retirar a placa bacteriana dos “sorrisos metálicos”. Ele funciona como uma agulha de costura, bem na ponta é onde você coloca as duas pontas do fio dental. Depois disso, é só passar os fios pelos dentes e fazer a limpeza.

3. Escova de dentes ortodôntica

escova de dentes ortodônticas

Outro item importante que não pode faltar na sua rotina quando você usa aparelho fixo, é a escova de dentes ortodôntica. Ela tem uma canaleta central que auxilia na hora de escovar e limpar os dentes, descomplicando e otimizando todo o processo. No caso desse objeto, o que o diferencia são as cerdas em formato “V”. Esse formato aumenta a superfície de contato e permitem uma limpeza melhor da lateral da arcada e do aparelho.

4. Creme dental

pessoa com aparelho fixo escovando os dentes

Parece óbvio, mas quem usa aparelho fixo, pode ser recomendado cremes dentais específicos durante o tratamento. O creme dental mais adequado para limpar os dentes de pessoas que usam aparelho deve ser alinhado com o dentista. Dessa forma, essa escolha deve ser feita de acordo com suas necessidades e objetivos.

Se você busca um sorriso mais branco, por exemplo, fale com o seu dentista sobre os cremes dentais ação branqueadora. Se você deseja maior proteção e quer evitar o máximo doenças bucais, como cárie e gengivite, fale com ele sobre os cremes com concentrações maiores de flúor.

Ficou alguma dúvida ou quer se certificar se está tudo certo com seu sorriso? Agende uma consulta na GOU e converse com nossos dentistas sobre.