1ª vez do meu filho no dentista. O que preciso saber?

1ª vez do meu filho no dentista. O que preciso saber?

Uma dúvida muito comum para pais e mães é sobre a saúde bucal para bebês. O que muita gente não sabe é que não se deve esperar o primeiro dente de leite nascer para ir até um dentista. Continue lendo e confira algumas dicas.

 

Quando eu preciso levar o meu bebê no dentista?

 

A maioria dos dentistas segue a recomendação da Academia Européia e da Academia Americana de Odontopediatria. Elas dizem que a primeira consulta no dentista deve acontecer antes da criança fazer 1 ano, mesmo que ela não tenha nenhum dente.

 

Pode parecer cedo, mas essa consulta pode prevenir uma série de doenças e ensina para os pais todos os cuidados que o bebê precisa.

 

Depois, é recomendado que as consultas continuem de 6 em 6 meses, se não houver nenhum problema. Ou de 3 em 3 se a criança tiver risco ou propensão à alguma doença.

 

Curiosidade: Os dentinhos começam a nascer quando o bebê tem entre 6 e 8 meses. Os primeiros a aparecerem geralmente são os de baixo no meio da gengiva (incisivos centrais inferiores) e depois os de cima. Os dentes continuam crescendo até chegarem nos 20 dentes de leite, por volta dos 3 anos de idade.

 

 

dentista para crianças

Essas consultas, além de garantirem saúde bucal para o seu filho, fazem com que ele crie o hábito e não associe o dentista à dor ou sofrimento. Ele fica acostumado com o consultório e com o dentista e se livra de traumas.

 

Além das consultas rotineiras, se você perceber que o bebê chora na hora do comer ou de lavar os dentes, se ver algum sangramento na gengiva, algum dente escuro ou com cor diferente ou algum dente quebrado, marque uma consulta com o seu dentista.

 

Mas existem alguns cuidados que são iguais e sempre recomendados:

 

  • Higienização:

 

A higienização já deve começar antes dos dentes nascerem. Isso evita doenças inflamatórias, como o sapinho. A limpeza pode ser feita com as dedeiras de silicone, que você pode encontrar em farmácias ou lojas especializadas, ou com gaze úmida.

 

Elas são confortáveis para o bebê, e fazem com que ele já fique acostumado com os pais mexendo na sua boquinha.

 

Quando o primeiro dente nascer já podem começar a usar a escova. Procure as escovas com cerdas super macias e com a cabeça pequena.

 

Há algum tempo passou a ser recomendado o uso de creme dental próprio para crianças desde o primeiro dente, mas fique atento na quantidade para não correr o risco de fluorose ou de problemas gástricos.

  • 0 a 3 anos: ½ grão de arroz cru
  • 3 a 7 anos: 1 grão de arroz cru
  • acima de 7 anos: 1 grão de ervilha

Com 7 anos a criança já pode usar creme dental de adulto.

 

Os dentes dos bebês e crianças devem ser escovados pelo menos duas vezes por dia, sendo a última logo antes de dormir. O jeito mais fácil é deitar o bebê no seu colo, com a cabeça apoiada nos seus joelhos. Essa posição te permite limpar cada cantinho da boca do seu bebê.

 

ortopedia infantil

 

A escovação ideal dura cerca de 2 minutos e a escova deve ser substituída a cada 6 semanas, ou seja, 1 mês e meio. E lembre-se de ensinar para a criança que não se deve comer depois de escovar, principalmente alimentos açucarados.

 

E o fio dental?



Bom, o fio dental também deve fazer parte da vida da criança desde bebê. Se seu filho já tem 2 dentinhos juntos, você já pode começar o uso.

 

O uso do fio dental cedo ajuda na prevenção de placas, cáries, gengivite, etc. Além de que a criança já fica acostumada e cria o hábito, que deve durar o resto da sua vida.

 

Até quando eu preciso escovar os dentes do meu filho?

 

Essa pergunta não tem uma resposta certa. Depende muito da coordenação e da capacidade do seu filho, mas muitos dentistas aconselham que os pais estejam presentes nessa tarefa até os 8 anos de idade. Mas devem sempre fazer parte dos cuidados bucais dos filhos.

 

Até os dentes de leite caírem e todos crescerem de novo, e durante a pré adolescência, os pais devem dar muita atenção. São fases que o descuidado pode aparecer, seja por desconforto na hora de escovar, por resistência ou por preguiça.

 

A GOU tem profissionais especializados para cuidar da saúde bucal das crianças. Marque já uma consulta e garanta que eles cresçam com dentes saudáveis.

Fechar Menu

Cadastro