6 curiosidades sobre o dente de leite que você sempre quis saber

6 curiosidades sobre o dente de leite que você sempre quis saber

Você que é pai ou mãe de “primeira viagem” com certeza já teve alguma dúvida quanto aos dentes de leite da sua criança, certo?

 

Muitos pais, mesmo que com boas intenções, acabam cometendo alguns erros bem comuns quanto à retirada do dente de leite. Já outros, por não saberem nada sobre o assunto, acreditam que não há necessidade de acompanhar essa fase, e é aí que se enganam.

 

Nós separamos 5 curiosidades que todos os pais devem saber sobre os dentes de leite:

 

1 – Dente de leite x Febre em bebês: verdade ou mito?

 

Ao contrário do que muita gente pensa, a febre não está associada com o nascimento dos dentes de leite nos bebês. No entanto, alguns sintomas mais leves como diarreia, irritação, falta de apetite e salivação indicam que os dentinhos do seu bebê podem estar prestes a nascer.

 

2 – Quantos dentes de leite uma criança tem?

 

O número pode até variar um pouco, mas o padrão é que a criança tenha 20 dentes de leite, 10 na parte superior e 10 na parte inferior da boca. É importante que o acompanhamento odontológico aconteça mesmo antes do primeiro dentinho nascer.

 

3 – Quanto tempo os dentes permanentes demoram para nascer?

 

É quase impossível não amar o sorriso de “janelinha” das crianças. O que muitos pais não sabem é que, infelizmente, ele dura pouco. Após a queda do dente de leite, o dente definitivo demora cerca de um mês para nascer, portanto, tire bastante fotos e registre tudo dessa fase tão legal!

 

4 – O dente de leite tem raiz?

 

Sim! Apesar de serem temporários, os dentes de leite também possuem raízes. Um fato mega interessante é que quando os dentes definitivos vão começar a nascer, as raízes dos dentes de leite são absorvidas, e por isso ele se “amolece”, dando lugar ao dente permanente.

 

5 – Dente de leite: arrancar ou deixar cair?

 

Não existe nenhuma regra sobre isso, mas é comum que os pais tenham medo da criança engolir o próprio dente.

 

Não se preocupe com isso. Se isso acontecer, o dente será eliminado do organismo da criança naturalmente, através das fezes.

 

A decisão de arrancar ou não o dente de leite, deve ser feita em conjunto com a criança, para que o tratamento dentário não seja algo traumático na vida da criança.

 

6 – Orientação médica: sempre guarde o dente de leite!

 

Hoje, por conta dos avanços da tecnologia na área da saúde, os médicos orientam aos pais que guardem de forma adequada os dentes de leite dos seus filhos por uma razão muito importante: eles armazenam células-tronco que podem ser usadas em tratamentos de saúde no futuro.

 

Esse é mais um motivo para guardar os dentes de leite da sua criança.

 

Agende uma consulta na GOU para que um profissional acompanhe de perto o desenvolvimento dos dentes do seu filho. Estamos te esperando! 😀

Fechar Menu

Cadastro