Vilões e heróis: o que os alimentos fazem nos seus dentes

Tudo que comemos influencia nos nossos dentes. Alguns alimentos mancham, outros ajudam a clarear, alguns deixam eles mais fortes e outros fazem mal para o esmalte.

São tantas coisas que comemos durante o dia, então como saber o que devemos evitar e o que podemos comer mais para ficar com dentes saudáveis?

A GOU Odonto preparou uma lista para você.

Alimentos que fazem bem para os dentes

Esses são os heróis da sua alimentação, acrescente eles na sua dieta e fortaleça os seus dentes diariamente:

• Frutas:

Muitas frutas fazem bem para os dentes. O morango, por exemplo, é uma boa pedida para quem quer manter os dentes brancos. Ele tem ácido málico, que ajuda a tirar as manchas, e vitamina C, que combate o acúmulo de placa dentária.

A maçã e a pêra são fibrosas e são quase detergente para os dentes, deixando eles limpos. Além de estimular a produção de saliva, que atua na prevenção de várias doenças, inclusive cárie.

• Laticínios:

Boa parte do dente é formada por cálcio (assim como os ossos do nosso corpo). O leite e os produtos derivados são ricos em cálcio e intensificam a remineralização dos dentes, deixando eles mais fortes.

O iogurte, além do cálcio, é rico em proteína, fósforo e ácido láctico, que combatem as bactérias. Os queijos têm tudo isso, e ainda têm uma proteína chamada caseína. Todas essas substâncias juntas ajudam na reparação do esmalte.

Os queijos duros ajudam no clareamento, principalmente porque aumentam muito a produção de saliva, que neutraliza o pH da boca e ajuda a limpar os seus dentes.

• Vegetais, raízes, folhas:

alimentos bons para os dentes

Nesse grupo, alguns alimentos fazem muito bem para o dente, como o espinafre. Ele é rico em fibras e faz uma limpeza natural dos dentes, além de aumentar o fluxo de saliva na boca.

O pepino também mexe na produção de saliva, e limpa o dente naturalmente ajudando a se livrar das bactérias. Podemos dizer o mesmo da cenoura.

• Castanhas e sementes:

Aqui, destacamos a castanha-do-pará, que é encontrada até nos cremes dentais! A castanha age no dente criando uma barreira de proteção. Quando comemos ela, as bactérias não conseguem atacar nosso dente com tanta força.

Já nas sementes, a linhaça é a vencedora. Ela é rica em ômega 3 e aumenta a resistência do nosso organismo inteiro, diminuindo inflamações e infecções. Na boca, a linhaça ajuda a evitar, principalmente, a gengivite e aftas.

• Chás

Na verdade, a maioria dos chás são prejudiciais para os dentes e podem causar manchas. Mas, dentre todos eles, o chá verde é antioxidante. Ou seja, ele impede o aparecimento de cáries e a formação de placas bacterianas.

Um dos vencedores de todos os alimentos é o Salmão. Esse peixe é rico em cálcio e em vitamina D, que deixam os dentes fortes e saudáveis.

Alimentos prejudiciais aos dentes

Ah, esses são os que devemos evitar e que fazem mal para os seus dentes e saúde bucal:

• Bebidas:

Quem não sabe que café faz mal pros dentes? O motivo é que ele é um dos principais causadores dos sorrisos amarelos.

As bebidas alcoólicas são corrosivas para os tecidos da boca e para os dentes e diminuem a produção de saliva. Com a boca seca, as bactérias fazem a festa, e a chance de ter cárie é muito maior. Desse grupo, o pior é o vinho tinto, que além de tudo isso, tem um tipo de corante que gruda nas placas e sujeiras que temos nos dentes, deixando os dentes manchados.

Os refrigerantes, queridinhos dos jovens, possuem muito açúcar. O açúcar atrai as bactérias, que transformam ele em um ácido que corrói o esmalte e leva ao surgimento de cáries.

• Frutas ácidas e frutas secas:

As frutas ácidas como limão, laranja e uva causam desgaste e erosão dos dentes, mesmo no suco. Se elas forem ingeridas com pão, iogurte ou algum alimento de pH neutro, os efeitos podem ser menores.

As frutas secas devem ser evitadas, principalmente a noite, porque possuem muito açúcar e atraem muitas bactérias.

alimentos prejudiciais para o dente

• Massas e alimentos ricos em carboidratos:

A batata, pão, feijão branco, macarrão e cereais são alimento ricos em carboidratos e que têm amido. Eles grudam muito nos dentes e prejudicam a saúde bucal. O carboidrato vira açúcar e atrai as bactérias, e o resultado final é o desgaste do esmalte dos dentes e a aparição de cáries.

• Molho de tomate:

O molho de tomate tem dois problemas: contém muitos corantes escuros e é ácido. Ou seja, ele mancha e corrói o esmalte dos dentes. Os molhos de tomate caseiros são muito melhores, mas mesmo assim, devem ser evitados.

• Conservas:

Os alimentos em conserva ficam muito tempo no vinagre e acabam ficando muito ácidos. Eles só vão fazer mal se você comer com muitas frequência, ou muito de uma vez. Mas é melhor substituir eles por vegetais frescos.

Agora ficou mais fácil cuidar dos seus dentes e da sua saúde bucal. Marque uma consulta na GOU e mantenha seus dentes fortes e saudáveis.

Confira também: Dente Siso: 7 mitos e verdades