NÃO IGNORE: Sintomas que podem indicar câncer bucal

O câncer é uma das doenças mais temidas, mas muita gente não sabe que ele pode aparecer na boca. O câncer bucal é um câncer extremamente sutil e silencioso, o que torna difícil identificar a doença no estágio inicial. Porém, vários sintomas podem ser identificados se você ficar atento. Confira abaixo!

câncer de boca

A parte superior da língua, o assoalho bucal, bochechas, gengivas, céu da boca e o trígono retromolar (atrás dos molares) são as regiões mais comuns de se encontrar a doença.

Os sintomas são sutis, o que faz com que muitas pessoas descubram a doença em estágios avançados. Para impedir isso, é preciso conhecer os sintomas, fazer o autoexame e manter a rotina de consultas com seu dentista. E se perceber qualquer sintoma, mesmo que isolado, marque uma consulta.

Se o câncer for detectado no estágio inicial e tratado da forma correta, a taxa de cura varia entre 85% e 100%. Por isso é tão importante manter uma boa saúde bucal e estar sempre de atento para esses sintomas:

1. Feridas que demoram mais de duas semanas para cicatrizar
  2. Aumento (inchaço) da gengiva ou da língua
  3. Sangramento sem motivo e a qualquer hora nos lábios ou dentro da boca
  4. Manchas brancas ou úlceras no lábio
  5. Nódulos na boca ou pescoço
  6. Incômodos de qualquer tipo de prótese

câncer de boa - diagnóstico

É importante entender que nem todo caroço, nem toda mancha e nem toda ferida é câncer bucal, mas se você encontrar qualquer um deles, mostre ao seu dentista.

Hábitos que favorecem o aparecimento de um câncer bucal

Não se sabe a causa do câncer, mas existem alguns hábitos que aumentam a probabilidade de você ter a doença. Como por exemplo:

• Fumar
  • Ingerir bebida alcoólica com frequência
  • Ficar muito exposto ao sol
  • Não cuidar bem da sua boca (má higiene bucal)
  • Quebrar um dente e não fazer a restauração
  • Não ingerir vitaminas suficientes, em especial vitamina C
  • HPV
  • Beber muitas bebidas quentes

O melhor jeito de prevenir o câncer é evitar esses fatores. Use protetor solar labial, diminua o consumo de álcool e bebidas como chás e cafés. Tenha uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes; siga as instruções do seu dentista e não passe do prazo de marcar uma consulta.