Desvendando os mitos e verdades sobre tratamento de canal

Desvendando os mitos e verdades sobre tratamento de canal

Todos já devem ter ouvido sobre como o tratamento de canal dói e incomoda. Esse é um dos maiores fatores para que as pessoas deixem de ir ao dentista, por medo. Porém, hoje, os avanços da tecnologia na odontologia permitem que o tratamento seja muito mais tranquilo.

A má higienização bucal ou o acontecimento de algum trauma podem afetar a parte interna do dente, onde estão os vasos sanguíneos. Acontece que muitas pessoas não sabem que o tratamento de canal é um dos mais eficientes para eliminar o mal-estar e devolver a função dentária nestes casos.

Apesar de não ser um processos novo na odontologia, ainda existem várias dúvidas envolvidas com o assunto. 

Por isso, iremos falar sobre a importância desse método odontológico e quais são os principais mitos e verdades que falam sobre ele. 

Vamos conhecer quais as vertentes sobre o tratamento para te ajudar a perder o medo de ir no dentista.

Se meu dente doer, tenho que fazer o tratamento de canal?

MITO: não é toda dor de dente que leva à um tratamento de canal. Assim como você pode precisar realizar esse procedimento mesmo sem estar sentindo dor. Por isso, é imprescindível que você procure um dentista. A melhor maneira de cuidar de você é procurando um dentista de seis em seis meses ou sempre que sentir algum incômodo, assim você pode prevenir inúmeras doenças e situações desagradáveis.

O tratamento de canal deixa meu dente escuro ou manchado?

VERDADE: algumas vezes, dependendo da lesão, da forma como é realizada a técnica e do  material para o tratamento de canal, podem aparecer manchas. Mas, hoje em dia com as novas técnicas e instrumentos, são poucos os casos de surgimento das manchas.

O dente pode voltar a ter problemas se não tratado corretamente?

VERDADE: sim, se o dente não teve um bom tratamento, independente se for uma fratura ou trauma, é bem provável que ele terá problemas novamente. Por isso, o tratamento de canal deverá ser como uma pequena cirurgia para retirar o problema. Lembrando que a cirurgia deve ser realizada apenas com especialista qualificado.

São necessárias várias sessões?

Nem sempre o tratamento de canal precisará de mais de uma sessão com o profissional. O número de visitas ao dentista sempre dependerá dos casos identificados.

Algumas tecnologias inovadoras, como instrumentos rotatórios, ultrassom e microscópio, deixam a precisão do processo melhor e diminuem o tempo de tratamento.

O tratamento de canal é a forma mais eficaz de restauração e preservação dos dentes, portanto visite o seu dentista regularmente e cuide para que não tenha problemas futuros.

Não deixe de procurar seu dentista para sempre analisar seus dentes.

A GOU Odonto possui os melhores especialistas do mercado. Ligue e agende uma visita!

Fechar Menu

Cadastro