Carvão para os dentes: nem tudo é o que parece ser

Com certeza você já deve ter ouvido ou visto por aí vários anúncios sobre produtos que clareiam os dentes de forma rápida.  Alguns desses produtos são os feitos à base de carvão.

Ser 100% naturais e não abrasivos é a proposta desses produtos tão famosos. Mas será que eles realmente funcionam?

Se você já pensou em usar algum produto clareador à base de carvão, precisa entender que clarear os dentes não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Se fosse assim, não haveria a necessidade de irmos ao dentista, não é mesmo?

Saiba mais sobre como o carvão age sobre os dentes:

O carvão não clareia os dentes de verdade

Clarear os dentes de forma rápida é o que esses produtos prometem fazer, mas não há provas científicas de que isso realmente acontece.

Ao contrário do clareamento feito pelos dentistas que alteram a estrutura do dente e não somente sua aparência, os produtos feitos à base de carvão removem as partículas coloridas dos alimentos somente da superfície dos dentes, então é possível dizer que eles os “clareiam”.

Mas o clareamento feito por esses produtos pode não acontecer da forma certa.

Isso porque a fórmula desses produtos traz carvão e uma espécie de argila, materiais que são muito abrasivos por natureza.

O uso dessas substâncias na escovação pode desgastar o esmalte dos dentes, deixando-os expostos aos ácidos vindos dos alimentos e às mudanças de temperatura que acontecem na boca. O resultado: uma possível sensibilidade dos dentes.

Portanto, se você tem dentes sensíveis, não é recomendado que você use esse tipo de produto, pois o incômodo causado pode ser maior ainda.

Usar produtos à base de carvão não é a melhor opção

Se você se preocupa realmente com seus dentes, precisa entender que qualquer dano causado ao esmalte é irreversível.

O uso desse tipo de produto pode ser muito ruim para a sua saúde bucal, então não arrisque nada sem consultar antes um profissional para receber orientação.

Assim como o carvão, outras coisas já foram moda na escovação

Todos os anos surgem notícias sobre produtos que podem ser achados facilmente, como o carvão, ou que temos em casa e são poderosos para clarear os dentes, como o bicarbonato e o óleo de coco. Na primeira oportunidade muita gente acaba tentando realizar a escovação com esses produtos, sem pensar nos riscos que podem existir.

Mas é preciso tomar muito cuidado na hora de tirar algo da sua dispensa e passar sobre os dentes, pois além de não haver provas e estudo científicos suficientes para comprovar a eficiência dessas substâncias, você pode estar colocando sua saúde bucal em risco.

Consulte o dentista e tire a prova: escovar com carvão pode ser arriscado

Viu como pode ser perigoso tentar clarear os dentes sozinho?

Você pode estar colocando sua saúde bucal em risco, causando danos irreversíveis aos seus dentes.

Por isso, não pense duas vezes antes de procurar ajuda de um profissional e realizar um procedimento de clareamento que realmente funciona. Só assim você terá os resultados que espera e um sorriso branquinho obtido da forma correta.

Agende uma consulta na unidade GOU mais próxima a você e tire todas as suas dúvidas referentes aos procedimentos de clareamento. É só acessar https://gouodonto.com.br/

Estaremos te esperando 😀