Sensibilidade e o clareamento: cuidados após o procedimento

O clareamento é um tratamento sonhado por muitos. Mas assim como a vontade de ter os dentes mais brancos, também existem as dúvidas. Como, por exemplo, como o procedimento funciona, contra indicações, cuidados no pós e, principalmente, os cuidados para evitar a sensibilidade.

Se você se preocupa com isso também, esse artigo é para você. Vem com a gente que te contamos tudo que você precisa saber para ficar longe desse incômodo após realizar o clareamento.

Mulher com dentes sensíveis segurando copo de água

Do que se trata a sensibilidade e as principais causas

A sensibilidade nos dentes é aquela dorzinha bem chata que surge quando você ingere algo em temperaturas extremas, seja muito gelado ou muito quente. Essa dor acontece quando os tubos dentinários estão expostos e essa exposição pode ter diferentes causas.

Em uma linguagem mais técnica, a sensibilidade acontece quando o esmalte não cobre a raiz ou toda a dentina, deixando os canalículos, que são responsáveis pelo transporte dos feixes nervosos, expostos e isso ocasiona a dor.

Uma das causas mais comuns da sensibilidade é ter a raiz dos dentes exposta por conta da retração da gengiva. Mas essa não é a única causa, as mais comuns são:

1. Abrasão devido escova não apropriada e escovação incorreta;
  2. Erosão que pode estar ligada à alimentação muito ácida, ela leva à perda do esmalte que protege dente;
  3. Retração da gengiva ocasionada por doenças como gengivite, periodontite ou por trauma.

Contraindicações do clareamento para pacientes que sofrem de sensibilidade

Primeiramente, se você tem sensibilidade nos dentes, você deve procurar um dentista para poder identificar o que está causando esse problema e assim, realizar o tratamento. Hoje, em casos de perda da estrutura dental, já é possível restaurar o esmalte perdido com resina. Já em casos de retração da gengiva, é possível recobrir a raiz com a restauração.

Ou seja, se você sofre com dentes sensíveis, você deve tratar antes de realizar o procedimento de clareamento dental. Além disso, ignorar a sensibilidade pode acarretar outros problemas de saúde bucal. Principalmente, se a dor não permitir com que você escove os dentes corretamente, fazendo com que fiquem mais suscetíveis a doenças.

Cuidados para evitar sensibilidade após o clareamento

Consumir em menor quantidade bebidas e comidas com temperaturas extremas, sejam muito frios ou muito quentes, ajuda a aliviar a sensibilidade ao longo do tratamento. O gel clareador a ser usado também deve ser analisado de acordo com a sua necessidade, se você tem histórico de sensibilidade, o dentista pode indicar gel de baixa concentração.

Mas não se assuste, isso não quer dizer que não vai clarear, mas sim que o clareamento será gradual e demandará certo período de tempo.

Mulher com dentes sensíveis segurando um picolé

O que fazer para se prevenir da hipersensibilidade

• Ter em dia as consultas de manutenção e prevenção com o dentista
  • Evitar ou reduzir alimentos muito ácidos
  • Não consumir um alimento frio logo após um alimento quente e vice-versa.
  • Reduzir alimentos e bebidas em temperaturas extremas

Se você sofre de sensibilidade, é importante se cuidar. Agende uma consulta na GOU que os nossos dentistas estão a postos para te atender e te auxiliar.