Restauração x obturação dentária: entenda a diferença.

Parecem a mesma coisa né? Mas não são. Entenda melhor qual a diferença entre os dois.

Para a maioria das pessoas, restauração e obturação dentária são a mesma coisa. Isso acontece porque, na prática, eles têm a mesma função. Os dois servem para recuperar dentes, mas cada um tem a sua técnica.

Obturação dentária

A obturação é muito usada em dentes que tiveram cáries e que tiveram sua estrutura afetada. Ela tenta recuperar o dente, para que ele continue funcional e bonito.

Uma das maiores diferenças entre a obturação e restauração é o material utilizado. A obturação é feita, na maioria das vezes, com amálgama. Esse é o metal acinzentado que vemos tanto nos dentes das pessoas.

O amálgama não é uma opção quando o dente é muito visível, já que ele não é visualmente agradável.

A obturação tem o intuito de retirar as bactérias e infecções do dente, para prevenir complicações que podem levar a perda do dente.

Restauração dentária

A restauração é muito parecida com a obturação. Ela também é feita quando a estrutura do dente foi afetada, seja porque a pessoa quebrou o dente, ou como conseqûencia de mal cuidado.

A restauração se preocupa mais com a estética, mas a funcionalidade é muito importante também.

Existem três principais jeitos de fazer uma restauração dentária, o que mais muda entre eles é o material usado.

Restauração com resina

Obturação e restauração

A resina é o material mais usado para restaurações (principalmente por causa de custos), apesar de não ser o ideal. Ela dá uma aparência natural para o dente, por ter a cor muito parecida, mas pode quebrar ou se desgastar com o passar dos anos. Além de que, assim como dente, pode ficar manchada.

Restauração com porcelana

A porcelana tem o custo muito mais elevado, porque é feita uma prótese sob medida, e colada sobre o dente. O material é resistente, e pode ser feito com a cor próxima à cor do seu dente, além de ser menos propício de manchar.

Restauração com ouro

O ouro também custa mais do que a resina e é feito sob medida em um laboratório. Mas é muito bem aceito pelos tecidos gengivais e tem a maior duração de todos (até 20 anos).

Cada caso é um caso. Só o dentista consegue saber qual técnica é a adequada para o seu dente.

Já fez uma restauração ou obturação?

Se você já fez algum desses procedimentos, deve tomar alguns cuidados, como:

• Evitar comidas pegajosas. Embora seja difícil, isso pode fazer a sua restauração soltar
  • Não beba nada muito quente ou muito frio, isso pode deixar os seus dentes sensíveis
  • Não coma doce mais de 3x por dia, isso estimula a sensibilidade e o acúmulo de bactérias
  • Não mastigue alimentos muito duros, como balas e gelo, isso pode estragar a sua restauração e até o próprio dente
  • Mantenha uma boa higiene bucal, seguindo as instruções do seu dentista

A GOU quer cuidar de você! Marque uma consulta com um de nossos profissionais e saia completamente satisfeito com o resultado.