O que pode estar te causando cárie.

A maior parte da população tem ou teve cárie. Existem alguns meios de se prevenir, saibam quais são eles.

Não são só crianças que têm cárie, é muito comum ver cáries nos dentes de pessoas de todas as idades. E todos nós sabemos que devemos ir ao dentista quando temos uma, mas como podemos preveni-las?

Primeiro vamos entender o que é uma cárie. Basicamente, ela aparece quando o dente perde minerais por ficar em contato com bactérias por muito tempo. Nos termos científicos, a cárie é uma desmineralização do dente que é consequência dos ácidos expelidos por bactérias que se encontram na placa dental.

Mesmo sendo comum, não podemos tratar a cárie como normal. Se você tem ou teve cárie, você TEM que mudar seus hábitos diários. Muitos profissionais acreditam que se acontecerem mudanças nas dietas e hábitos de higiene da população, podemos acabar com a cárie de uma vez por todas!

O que causa a cárie?

São duas as principais causas da cárie dentária:

• alimentos açucarados e pegajosos
  • má escovação e higiene bucal

Quando esses dois tópicos andam juntos, é cárie na certa! Os alimentos que possuem muito açúcar são os preferidos das bactérias. E se ficam muito tempo na boca, atraem inúmeras delas.

Mas … Existem pessoas que cuidam bem dos dentes e têm cáries mesmo assim. Se você é uma delas, pode ser por alguns motivos:

• Você pode ter pegado alguma bactéria agressiva quando criança, mudando todo o seu perfil de microbiota.
  • Boca seca. A saliva é uma forma de proteção contra muitas bactérias, e quando a boca está seca, está menos protegida.
  • Pode ser genético. Talvez você tenha a estrutura do esmalte do dente diferente, mais porosa, o que deixa mais difícil manter os dentes limpinhos.

cárie

Como as cáries se formam?

A boca é cheia de bactérias e elas se misturam com a saliva e os restos de comida e grudam no dente. Isso é normal, acontece com todo mundo; são as famosas placas. Quando escovamos os dentes, essa placa é eliminada, mas quando não cuidamos bem da nossa boca, essas placas crescem, acumulando cada vez mais bactérias.

Quando temos açúcar nos dentes e nas placas, as bactérias o transformam e uma substância corrosiva.

A cárie tem algumas fases. Ela começa corroendo a primeira camada do dente, o esmalte. Nessa fase ela não causa dor, porque ainda é superficial, mas causa manchinhas brancas no dente que são muito difíceis de ver. É por isso também que temos que ir sempre ao dentista.

A segunda fase começa a ser dolorosa, porque as bactérias atingem a dentina, que é o que compõe a maior parte do dente. Aqui, você talvez já consegue ver buracos no dente.

Depois, as bactérias continuam corroendo o dente e chegam na polpa dentária (onde estão os nervos e vasos sanguíneos) e em seguida nos ligamentos periodontais, no osso e na gengiva.

Se elas conseguirem ir tão longe assim (por falta de tratamento) a dor vai ser muito mais forte e provavelmente todo o dente terá que ser substituído. Ah, e imagina só os riscos de ter bactérias estranhas na sua corrente sanguínea!

Como eu previno a cárie?

É simples, diminuindo a quantidade de açúcar ingerida e aumentando o cuidado com a escovação. Se você seguir a indicação do dentista, utilizar o fio dental diariamente e escovar os dentes três vezes ao dia, você controla o número de bactérias nos dentes, evitando cáries e muitas outras doenças.

Será que eu tenho cárie?

Se a sensibilidade do seu dente aumentou, ou é constante, e se você vê lesões brancas ou cavidades (buracos) perceptíveis, você pode estar com cárie dental.

Marque uma consulta com um profissional da GOU. Oferecemos todos os tratamentos para melhorar a sua qualidade de vida!