As causas do mau hálito podem ser muitas. E em grande parte das vezes, ele vem de doenças periodontais e pela saburra lingual, que é aquela camada branca formada na língua por bactérias devido à má higienização.
Contudo, é importante se atentar caso seja necessário começar um tratamento para essa condição. E mesmo que você não enfrente nenhum dos dois casos citados, você pode notar o seu mau hálito toda manhã assim que você acorda. E aí vem a dúvida: “Como posso ter mau hálito, se eu estava dormindo?”.
Vem com a gente para descobrir!
Mas então, por que você acorda com mau hálito?
São dois possíveis motivos para você acordar com mau hálito. O primeiro é que durante o sono, a produção de saliva é reduzida. Enquanto você dorme, acontece a descamação da mucosa bucal, principalmente quando você respira pela boca. As células ficam na língua e se decompõem, provocando a saburra e o mau odor.
O segundo motivo vem de fora da boca e acontece quando você fica muito tempo sem comer. Enquanto você dorme, seu corpo fica com glicose baixa no sangue (hipoglicemia). Para voltar ao nível ideal, o organismo transforma a gordura em glicose e nesse processo, a gordura que não é utilizada é eliminada por via pulmonar, mudando o odor do hálito.
O mau hálito ao acordar pode indicar algum problema?
Inicialmente, o mau hálito ao acordar é normal e não indica nenhum problema na saúde bucal. Contudo, é o único horário que o mau hálito deve ser considerado normal. Se você tem uma boa higiene bucal após as refeições, incluindo a limpeza da língua, você não vai enfrentar problemas com mau hálito.
Se o mau hálito persistir, isso pode ser sinal de algum problema, na boca ou no organismo, que está mudando o odor do hálito. O recomendado é que você procure um especialista para identificar a causa e realizar o tratamento apropriado.
Como prevenir o mau hálito matinal
Como falamos antes, esse odor pode ter diferentes causas, vindas da boca ou de outras partes do corpo. Contudo, você pode fazer algumas coisas para ajudar a reduzir esse odor não muito agradável ao acordar.
O primordial, é ter uma rotina completa de higiene bucal, que vai desde uma boa escovação, até a limpeza da língua e o uso de fio dental, que sabemos que é indispensável. Você pode até usar ferramentas para te ajudar com isso, como limpadores próprios para a língua e passador de fio dental. Mantenha isso após as refeições e antes de dormir.
Está enfrentando esse problema mesmo com uma higiene bucal impecável? Agende uma consulta na GOU para que nossos especialistas possam investigar a causa e te indicar o melhor tratamento.