Fio dental: Eu devo usar antes ou depois de escovar?

Sempre que pensamos em higiene bucal pensamos na escovação em primeiro lugar. Uma boa escovação é sinônimo de uma boca higienizada, mas será que ela basta por si só? A resposta é simples: não. É sempre importante lembrar da importância do fio dental.

Para uma limpeza correta e para um sorriso perfeito, deve estar presente na sua rotina diária de cuidado bucal. Não basta escovar os dentes e não limpar entre eles, lugar que a escova não alcança.

Normalmente, as pessoas têm preguiça de usar fio dental, por ser um processo que requer mais atenção. Mas, aqui você vai tirar todas suas dúvidas sobre ele.

O fio dental contra a placa bacteriana

Já sabemos que o fio dental é importante, isso é inegável, mas você já sabe o que ele previne? O seu uso está longe de ser um luxo e ajuda a prevenir a placa bacteriana.

Ele é capaz de limpar áreas que a escova não consegue alcançar, como entre os dentes. Quanto mais juntinhos eles forem, melhor para as placas de bactérias e pior para a saúde do seu sorriso.

Às vezes não conseguimos nem enxergar, mas sentimos como se algo estivesse atrapalhando nosso sorriso, mas a placa está lá. O uso do fio dental é essencial para que ela não se torne, em casos mais graves, manchas, cáries ou doenças gengivais.

Se você sente seus dentes com uma textura diferente, como se estivessem enrugados, esse é um sinal para você começar a utilizar o fio dental e, até mesmo, procurar um profissional.

Antes ou depois da escovação?

Essa é a hora da verdade. E para quebrar o silêncio o importante é passar o fio dental, antes ou depois da escovação, é muito importante fazer a higienização completa da boca.

Muito profissionais da saúde recomendam passar o fio dental antes da escovação, pois assim é certificado que a pessoa irá passar o fio dental e escovar os dentes, algumas delas sentem o frescor da escovação e deixam o fio dental de lado, mas essa não é uma boa opção para quem procura um sorriso livre de problemas.

Com a escovação correta e o uso do fio dental em dia, seu sorriso fica ainda mais bonito. E você ainda mantém uma boa higienização bucal, evitando manchas, cáries e até infecções gengivais.

Essas infecções são causadas pelas placas bacterianas que se formam entre os dentes por falta do fio dental, os lugares que a escova não alcança o fio passa para fazer uma limpeza profunda.

Homem sorrindo passando fio dental

Quando e como usar o fio dental

Os profissionais da saúde bucal indicam fazer o uso do fio dental sempre antes de dormir, uma vez ao dia. Assim, é possível ter um resultado satisfatório para um sorriso bonito.

Vale lembrar que se algo incomodar os dentes, ele é o mais indicado para fazer a remoção. Já que o palito de dente pode lesionar a gengiva, além de não limpar perfeitamente a boca.

Escovas de dentes e fio dental sobre a mesa

Para a limpeza ser ainda mais efetiva, é recomendado usar o fio dental dobrado. Como, por exemplo, um fio duplo, com dois fios realizando a limpeza. A lógica é simples, quanto maior a área de contato do fio com os dentes, mais limpo fica seu sorriso

O importante é não aplicar muita força para realizar a limpeza, porque a gengiva pode sangrar causando lesões que as bactérias se apropriam.

Se acredita que a limpeza e a saúde do seu sorriso estão prejudicados, saiba que é muito importante se cuidar. Agende uma consulta na GOU que os nossos dentistas estão a postos para te atender e te auxiliar.