Escovar os dentes: devo fazer antes ou depois do café da manhã?

Devo escovar os dentes antes de comer e depois escovar de novo? Ou escovo só depois e economizo tempo?

Essa é uma dúvida muito comum. Afinal, quem nunca, em algum momento da vida, parou para pensar se deveria escovar os dentes antes de tomar o café, depois da refeição ou as duas vezes.

A dúvida gira em torno do medo de acabar ingerindo as bactérias que se acumularam na boca durante a noite. Será que isso é realmente possível?

A gente te conta agora!

Escovar os dentes antes ou depois do café da manhã?

A resposta é: depende. O que realmente importa é não deixar de fazer essa higienização matinal. Mas, atenção, essa escolha depende da sua rotina.

Se você costuma realizar a escovação antes do café, você deve escovar novamente após a refeição. Já que os restos de alimentos ficarão nos seus dentes, acumulando bactérias e aumentando as chances de mau hálito e problemas futuros.

Se você não curte escovar os dentes duas vezes pela manhã, você deve fazer a higienização depois de tomar café. Assim, você mantém seu hálito fresco e sua saúde bucal em dia.

Se eu comer antes de escovar, vou engolir bactérias?

Sim, você vai engolir as bactérias. Mas se esse for o seu medo e o que te impede de deixar para escovar depois, pode se tranquilizar. Engolir saliva com bactérias acontece o dia todo e é um processo super normal. Ao chegarem no trato digestivo, elas não sobrevivem. Então, não há com o que se preocupar.

Desde que você realize a sua rotina de higiene bucal matinal, não tem problema se for antes e depois ou só depois da refeição. A escolha fica por sua conta.

Mas, lembre-se de uma coisa: a escovação só deve acontecer 30 minutos após o final da refeição. Isso porque depois que ingerimos os alimentos, o pH da boca pode ficar mais ácido, o que deixa o esmalte dos dentes mais fraco. Ou seja, o atrito da escova pode causar maiores danos aos dentes caso a escovação seja feita logo após a refeição.

Melhor aguardar os 30 minutos para que a saliva neutralize o pH da sua boca e garantir a saúde do seu sorriso, não é mesmo?

Pai e filho a escovar os dentes

Se liga: Escovação, pelo menos, 3 vezes ao dia

Escovar os dentes diariamente é indispensável para se manter longe da placa bacteriana. Ela é a responsável pela acumulação de bactérias na boca, fator que facilita o desenvolvimento de diferentes complicações e doenças bucais, como a gengivite.

Por isso, é recomendado que a escovação aconteça, no mínimo, 3 vezes ao dia ou 30 minutos depois das refeições. Sem esquecer do poderoso fio dental para chegar onde a escova não alcança.

Pode ser que você também deva usar limpador de língua e enxaguante bucal, mas converse com o seu dentista para saber o que você deve ou não usar para fazer sua higiene de forma correta e manter esse sorriso impecável.