4 formas de higienizar sua escova de dentes

Cuidar da saúde bucal é essencial para garantir o bem estar e se prevenir contra possíveis doenças. Porém, você sabia que os cuidados com a escova de dentes são parte importante dessa prevenção?

As cerdas da sua escova de dentes carregam vestígios de creme dental e alimentos. Além de estar em constante contato com a umidade, fazendo com que ela se torne propícia à proliferação de bactérias e fungos.

Caso você não conheça, separamos 4 métodos de higienização para sua escova de dentes muito simples e eficazes. Assim, o ideal é consultar um dentista, que poderá indicar o método ideal para cada paciente.

Mão segura uma escova de dentes debaixo da torneira

Método 1: Enxaguante bucal

Em um copo limpo, coloque sua escova dental. Em seguida, encha o copo com enxaguante bucal (de preferência, com digluconato de clorexidina, que combate bactérias que causam gengivite), até que as cerdas da escova sejam cobertas por completo. Para fazer a escolha correta do enxaguante bucal, consulte um profissional.

Agite a escova no copo e deixe descansar por 30 segundos.

Enxágue a escova de dentes com água corrente e deixe secar naturalmente.

Método 2: Bicarbonato de sódio e vinagre

Em contato com o vinagre, o bicarbonato potencializa sua capacidade de limpeza, fazendo com que essa solução seja ótima para higienização de escovas de dente.

Adicione água a um copo e coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Em seguida, misture com duas colheres de sopa de vinagre.

Na solução, adicione sua escova de dentes e deixe descansar por 30 minutos.

Utilize água corrente para enxaguar.

Método 3: Água oxigenada

A água oxigenada é capaz de eliminar germes e bactérias, sendo um ótimo desinfetante natural para escovas de dente.

Em um copo com água filtrada, dilua uma colher de chá de água oxigenada 3%.

Agite sua escova de dentes na solução por 30 segundos.

Esse método pode ser utilizado antes ou depois da escovação, desde que seja frequente.

Método 4: Pastilha para prótese

Em um copo com água morna, dissolva uma pastilha de limpeza de prótese dentária, de acordo com as instruções do rótulo.

Mergulhe as cerdas da escova de dentes na solução e deixe descansar por algumas horas.

Esse método é muito utilizado, pois as pastilhas têm a função de eliminar germes e bactérias, podendo ser utilizada para a higienização de escovas.

5 escova de dentes em um copo de vidro

Caso você opte por água fervente na limpeza de sua escova, não utilize máquina de lavar louças ou microondas, pois isso pode danificar sua estrutura.

Todos esses métodos podem ser usados para outros tipos de escova de dentes, como escovas elétricas e escovas biodegradáveis.

Lembre-se: mesmo com a higienização, a escova de dentes deve ser trocada a cada 3 meses. Consulte um profissional para avaliar sua saúde bucal completa.

Gostou das dicas? Siga a GOU Odonto nas redes sociais e marque sua avaliação.

GOU Odonto (@gouodonto) • Fotos e vídeos do Instagram

(20+) GOU Odonto | Facebook