Aparelho fixo: os cuidados que você precisa ter com o seu

Aparelho fixo: os cuidados que você precisa ter com o seu

Você já sabe da importância da higiene bucal, não é mesmo? Mas enquanto você está no tratamento com aparelho fixo, essa atenção tem que ficar ainda maior. Afinal, o descuido pode prejudicar o tratamento, além de aumentar as chances de danos aos dentes.

Vamos te contar os cuidados que você deve ter para manter esse sorriso brilhando. E, também, os problemas que a má higiene pode acarretar. Então, se liga!

 

Sua companheira fiel: a escovação

O correto é escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia: ao acordar, após refeições e antes de ir para cama. Independente, se você usa aparelho ou não. Agora, quando você usa aparelho fixo, pode ser necessário escovas próprias para esse cuidado.

Escovas como a ortodôntica, a interdental e a unitufo, ajudam na higienização completa. Elas alcançam locais que as escovas comuns não alcançam, como em torno dos bráquetes e entre os fios. 

Converse com o seu dentista sobre essas escovas especiais e sobre o uso do creme dental com flúor. Eles podem te auxiliar muito nesse processo.

Vale sempre lembrar que a escovação deve ser feita: dois dentes por vez, na horizontal, de cima para baixo e vice-versa, com a escova em 45°.

 

O fio dental ou a fita dental para aparelho fixo

Usar o fio dental ou a fita dental é indispensável para que a higienização seja correta, mas pode ser um grande desafio quando se usa aparelho fixo. Nessa hora, o passa-fio pode facilitar e muito esse processo.

O passa-fio é semelhante a uma agulha e ele ajuda a passar o fio ou a fita dental por baixo do fio do aparelho fixo. Assim, você pode fazer a higienização entre os dentes.

Para escolher entre fio e fita dental, você pode conversar com o seu dentista, ele vai saber o que é mais indicado para seu caso.

Passando fio no aparelho fixo

 

Problemas causados pela má higiene bucal

Sabe os bráquetes? Aqueles quadradinhos metálicos ou transparentes por onde o fio do aparelho passa? Então, por serem fixos aos dentes, eles exigem um cuidado maior, já que tornam a higienização mais difícil.

Restos de alimentos tendem a se acumular ao redor dos bráquetes e, se a higienização não for feita com calma e cuidado, a placa bacteriana começa a se formar. O que aumenta os riscos de desenvolver cáries e inflamações na gengiva.

Outro problema da má higiene bucal durante esse tratamento, atinge as gengivas. Elas podem ficar mais sensíveis devido ao uso do aparelho fixo ortodôntico, facilitando a ocorrência de gengivite. 

Mas, atenção, não é o aparelho que ocasiona esses problemas, mas sim o descuido com a higiene bucal. Faça a higienização correta, com calma e cuidado. Não falte às visitas periódicas ao dentista e tudo ficará bem com o seu sorriso.

Fechar Menu

Cadastro