Com certeza você já ouviu falar muito sobre a cárie e de como ela surge tão facilmente quando não cuidamos da nossa boca como deveríamos, não é verdade?
Mas você sabe como ela começa exatamente? A gente te explica.
A cárie é o desgaste que o dente sofre quando algumas bactérias se juntam sobre ele para coletar uma substância chamada sacarose, que é deixada por restos de alimentos. Ao “ingerir” a sacarose, as bactérias soltam uma substância que corrói os dentes até formar buracos.
Frases como “Chiclete causa cárie!” e “Cárie passa no beijo” são muito muito comuns de se ouvir por aí. Mas será que é verdade? Confira 5 curiosidades que você precisa saber sobre a cárie:
1 – Nem todo chiclete causa cárie!
O grande vilão da história não é o coitado do chiclete, mas sim o açúcar que ele tem.
Na verdade o chiclete é bom para estimular a salivação e limpar de forma superficial os dentes, mas só isso.
Por isso evite sempre os chicletes com açúcar. Se a vontade for muita, opte pelos “zeros”. São inúmeras as marcas de chiclete que utilizam substâncias alternativas ao açúcar, é só uma questão de hábito!
2 – Cárie é transmissível?
Por ser causada por bactérias, muita gente acha que a cárie pode ser passada para outra pessoa, seja num beijo ou no ato de dividir um copo, por exemplo. Mas, como a própria Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) afirma, isso não é verdade.
Ter cárie ou não, depende TOTALMENTE da saúde bucal de cada pessoa!
3 – Só a mancha preta é sinal de cárie?
Muita gente não sabe, mas a cárie não se manifesta somente através da “manchinha preta” característica. Manchas brancas ou amareladas também podem ser sinal de que ela pode estar surgindo. Inclusive, indicam que a cárie ainda está nos primeiros estágios de formação, e pode ser mais fácil de tratar.
Portanto, fique atento a qualquer mudança de cor nos seus dentes!
4 – Cárie: incômoda e de vários tipos
Se você achava que existia só um tipo de cárie, se enganou.
Além de ser tão ruim e incômoda, a cárie tem três tipos: Coronária (a mais comum, que aparece na parte visível dos dentes), Radicular (é bem mais grave, afeta as raízes do dente) e Recorrente (quando a cárie volta a uma região que já foi tratada antes).
5 – Mau hálito pode ser sinal de cárie
Todos sabem como o mau hálito pode ser constrangedor, tanto para quem tem quanto para as pessoas envolta. Mas, você sabia que ele pode ser sinal de uma cárie?
O mau hálito indica que algo não está legal na sua boca, e isso pode significar cáries. O cheiro pode vir do acúmulo de comida nas cavidades dos dentes criadas pelas bactérias.
É importante se atentar à esses fatores, já que não é sempre que a cárie dói. Se você cuidar e conhecer a sua boca, pode ver indícios da cáries na sua fase inicial, o que resulta em um tratamento mais suave e menos riscos à sua saúde.
Viu como a cárie é incômoda e prejudicial? Não deixe para cuidar da sua saúde bucal depois, agende uma consulta com um profissional GOU e evite esse e outros problemas.
Estamos te esperando!