Sua gengiva está sangrando? Saiba o que fazer.

É comum sair sangue da gengiva, principalmente na escovação, mas não dá pra ignorar. Entenda o que pode causar e o que deve ser feito.

Quase todo mundo já teve um sangramento na gengiva, seja escovando os dentes, comendo alimentos mais rígidos, ou até mesmo “sem motivo”.

Mas por que isso acontece?

A gengivite é uma das principais causas do sangramento bucal e afeta a maior parte da população mundial. Muitas coisas podem causar gengivite, como a escovação bruta ou malfeita, uma dieta pobre em vitaminas e cálcio, o uso de alguns medicamentos que afetam a produção de saliva e alterações hormonais.

Mas a principal causa é o acúmulo de bactérias na boca. A irritação se dá quando essas bactérias já não estão só nos dentes, quando vão para a gengiva e a língua.

O que eu faço se minha gengiva sangrar?

É importante tomar algumas atitudes já na primeira vez que perceber o sangramento, porque nos casos iniciais da doença, o tratamento é simples. Você deve procurar um dentista, que poderá indicar:

• Raspagem supragengival (para retirar a placa e tártaro)
  • Uso de anti-inflamatórios ou antibióticos
  • Suplementação com vitaminas
  • Tratamento para aumentar a imunidade

gengiva sangrando

Como eu posso prevenir?

A prevenção é com certeza mais fácil que o tratamento! Basta:

• Escovar os dentes corretamente

Escovar os dentes é uma tarefa diária, mas nem todo mundo faz do jeito certo. Os dentistas recomendam:

• deslizar a escova para frente e para trás (com suavidade) na parte frontal dos dentes
  • fazer movimentos circulares (sem atingir a gengiva)
  • Não pressionar muito a escova sobre os dentes
  • escovar a parte de trás dos dentes da frente e os dois lados dos dentes de trás
  • usar creme dental com flúor

Lembre-se: força não é sinônimo de eficácia. Escove os dentes três vezes ao dia, e se ainda tiver dúvidas, consulte o seu dentista.

Gengivite

• Use o fio dental

O uso do fio dental antes da escovação, elimina as bactérias que ficam entre os dentes, o que reduz drasticamente a possibilidade de gengivite, restabelecendo a sua saúde bucal.

Por isso, mantenha sempre em dia as consultas preventivas com o seu dentista (com a frequência que ele indicar). Nesse tipo de consulta, além de garantir uma boa higiene bucal, é possível detectar doenças nos primeiros estágios. Algumas delas são: tártaros, inflamações na gengiva, defeitos em restaurações antigas, cáries e até mesmo lesões na língua e bochecha que podem ser câncer bucal.

A GOU trabalha para cuidar de você! Conheça nossos profissionais e agende a sua consulta.