4 causas da sensibilidade nos dentes que você precisa conhecer

Se você já sentiu aquele incomodozinho nos dentes ao beber água gelada ou ao morder um picolé, saiba que você não está sozinho. A sensibilidade nos dentes é um problema que atinge cerca de 70% dos brasileiros.

Normalmente, a sensibilidade nos dentes tem como causa o desgaste do esmalte dentário e a exposição da dentina, camada diretamente ligada ao nervo dos dentes. Então, quando o frio e o calor intensos atingem o nervo, acabam provocam a dor chata.

Separamos aqui 4 causas da sensibilidade nos dentes que você precisa conhecer para ficar bem longe desse problema.

1. Refluxo

O refluxo impacta a sensibilidade nos dentes

Você já deve conhecer o refluxo gastroesofágico, que é o retorno repetitivo e involuntário do que tem no estômago para o esôfago. Então, geralmente, o refluxo causa azia, queimação no peito e até mesmo arrotos involuntários.

Os ácidos do estômago podem chegar até a boca causando o desgaste do esmalte ao entrar em contato com os dentes. Atente-se aos hábitos alimentares que podem agravar a situação, como se alimentar rápido demais e ficar bebendo líquidos enquanto come.

2. Alimentos e bebidas ácidasComidas e bebidas mostram sensibilidade nos dentes

Ingerir uma grande quantidade de comidas e bebidas com alto nível de acidez, pode desgastar o esmalte dentário e, eventualmente, provocar a sensibilidade nos dentes. Cerveja, frutas cítricas e refrigerantes, são alguns exemplos de alimentos super ácidos.

O que pode agravar ainda mais o problema, e muitas pessoas não sabem, é escovar os dentes imediatamente após a ingestão. O contato da pasta de dente com os ácidos pode causar uma reação que acelera o desgaste. Por isso o ideal é esperar de 20 a 30 minutos.

3. Bruxismo e a sensibilidade nos dentesComo o bruxismo impacta a sensibilidade nos dentes

O hábito de ranger ou apertar os dentes muitas vezes pode passar despercebido, contudo fique atento, pois isso é um sintoma de bruxismo. Muitas vezes, o ranger dos dentes acontece durante o sono e é indispensável que você se consulte com um dentista.

Se não for devidamente tratado, o bruxismo pode causar sensibilidade nos dentes. Logo, desgastando o esmalte do dente. Portanto, o tratamento é feito com placas que protegem os dentes, evitando que eles entrem em contato direto ao ranger ou forçar.

4. Escovação incorretaO cuidado com a escovação na prevenção da sensibilidade nos dentes

Escovar os dentes com força demais não é sinônimo de limpeza. Às vezes, você esquece de fazer a escovação após uma refeição e quer “resgatar o tempo perdido” colocando muita pressão na escova. Porém, isso só prejudica seu sorriso.

Colocar uma força exagerada na sua rotina de higiene bucal, pode causar o desgaste do esmalte dos dentes e, dessa maneira, podendo causar a sensibilidade nos dentes. A nossa indicação é preferir escovas com cerdas macias e fazer movimentos suaves ao escovar.

Viu, só? Algumas causas nem passam pela nossa cabeça, mas tem grande impacto na saúde do nosso sorriso. Se você identificar sintomas de sensibilidade nos dentes, visite a GOU Odonto mais próxima de você para identificar o problema.

Agende sua visita no nosso site: https://gouodonto.com.br/