Sabe essa sua dor de dente? Pode ser bruxismo.

bruxismo

O bruxismo é uma das causas de dores de dente que não vão embora. Entenda melhor quais são os sinais da doença.

Se você sente dores nos dentes quase todo dia, e de vez em quando acorda com dor de cabeça, você pode ter bruxismo.

Mas o que é bruxismo?

Esse é o nome dado ao ato de ranger os dentes com muita frequência. Muitas pessoas têm esse hábito noturno, mas na verdade ele não tem hora para acontecer.

Só um dentista pode dizer se você tem ou não, e nem sempre a doença tem uma causa específica. Ela pode ser consequência de problemas neurológicos ou psicológicos (ansiedade, estresse, etc), do uso de alguns medicamentos ou de problemas respiratórios.

Por que faz os seus dentes doerem?

A explicação é simples, ao ranger os dentes você desgasta a sua superfície, deixando expostas partes que deveriam ser protegidas. O bruxismo também amolece dos dentes, o que aumenta ainda mais a dor.

Quando você tem bruxismo, sente também:

• Dor de cabeça
  • Dor no pescoço e mandíbula
  • Cansaço (por perder a qualidade do sono)
  • Dor nas costas

Se o seu bruxismo é noturno, é mas difícil perceber que ele existe, isso porque você não se vê a noite. Normalmente o paciente só pensa na doença quando outra pessoa avisa ele.

Em qualquer caso, a primeira atitude a ser tomada é procurar um dentista, para diagnosticar com precisão e tomar as medidas necessárias.

Tem cura?

Não existem ainda um tratamento eficaz para o bruxismo, no entanto, os dentistas conseguem cuidar de alguns sintomas.

bruxismo

São muito utilizadas as placas de silicone ou acrílico, moldadas no formato da sua boca. Elas diminuem a movimentação dos músculos envolvidos no processo, protegendo os dentes do desgaste.

Você tem bruxismo? Então deve:

• Evitar mascar chicletes
  • Evitar morder objetos
  • Evitar o consumo excessivo de café, álcool, tabaco e outras drogas
  • Fazer exercícios
  • Usar com regularidade a placa feita pelo dentista
  • Consultar o dentista com frequência

A GOU pode melhorar a sua qualidade de vida. Marque uma consulta e mantenha sua saúde bucal!