Em algum momento da sua vida você já deve ter visto ou escutado alguém comentando sobre o carvão ativado. Blogueiras e celebridades começaram a falar sobre esse “mágico” produto há alguns anos e, desde então, o carvão ativado virou sensação. Mas será que esse produto realmente faz bem para os dentes?
Estamos aqui para acabar com essa dúvida de uma vez por todas. Venha descobrir se você pode ou não escovar os dentes com carvão ativado.
Primeiro, entenda o que é o carvão ativado
Vamos começar dizendo que o carvão ativado não é o mesmo que você usa para o churrasco, hein. Ambos vêm do mesmo material, ou seja, têm origem vegetal. Contudo, o carvão ativado é um elemento de carbono com alta porosidade. Não se preocupe, vamos explicar direitinho o que isso significa.
A sua composição é o que trouxe a ele a fama de deixar os dentes super brancos rapidamente ao conseguir remover as impurezas. Ele não é usado só em pastas de dente, mas também é ingrediente para produtos para cabelo e pele.
O que ninguém te conta: pode ou não escovar os dentes com carvão ativado?
Sem mais delongas, vamos ao que interessa. É verdade que o carvão ativado foi amplamente divulgado como o produto “mágico” que ia te dar o sorriso dos sonhos. Mas, já vamos te adiantar que isso só é verdade em partes.
Como dissemos, ele pode sim remover impurezas, mas ninguém te conta que, para isso, ele pode trazer muitos malefícios para sua saúde bucal. Não existem comprovações científicas e profissionais de que o carvão ativado faz bem para seus dentes. Ou seja, seu uso prolongado pode ter resultados negativos.
Isso pode acontecer já que o carvão ativado é composto por substâncias muito abrasivas que, no decorrer do uso, tendem a causar desgastes no esmalte dos dentes e até provocar o recuo da gengiva. Esses casos deixam os dentes mais expostos a infecções e ainda podem ocasionar sensibilidade.
Ou seja, atente-se e não acredite em tudo que vê. Principalmente, se o produto não foi indicado por um profissional dentista. Duvide de soluções mágicas demais, elas podem acabar prejudicando mais do que ajudando.
Faça o clareamento do seu sorriso com segurança
Você pode encontrar inúmeras opções de clareamentos caseiros e com resultados imediatos na internet, mas você deve ter muito cuidado. Qualquer procedimento que envolva a saúde bucal, deve ser feito com supervisão profissional. Ou seja, se você tem o desejo de clarear o seu sorriso, converse com o seu dentista.
O dentista saberá te orientar quanto ao melhor procedimento e te passar todas as informações que você precisa. Cada caso é um caso e todos devem ser supervisionados. Na GOU Odonto, você encontra profissionais preparados para te atender com o que há de mais moderno em soluções de clareamento.