É muito comum encontrar pessoas que tenham pequenas ou grandes manchas brancas nos dentes. Esse tipo de mancha geralmente é vista somente como um problema estético e muita gente acaba deixando de lado. Mas não é tão simples assim.
Manchas brancas nos dentes podem indicar presença de cárie, doenças como sarampo e varicela ou má formação do esmalte dentário. O fato é que o problema não é somente estético, mas pode incomodar e deixar o sorriso menos bonito.
Confira algumas causas:
– Cárie
Perceber a presença de uma cárie logo no estágio inicial é muito difícil. O que muita gente não sabe é que o primeiro sinal de uma cárie é justamente a presença de manchas brancas no dente afetado.
Como isso acontece? A partir da primeira mancha, as bactérias começam a formar pequenas cavidades no dente. Nas fases iniciais são formadas apenas pequenas cavidades e não existe qualquer tipo de desconforto. Já nas fases mais avançadas a cárie já atingiu a dentina (um tecido menos duro do esmalte do dente) e quando isso acontece o desconforto pode ser enorme, causando problemas como sensibilidade e mau hálito.
Por isso, é importante ficar atento aos primeiros sinais: presença de manchas, cavidades ou até mesmo quando se passa o fio dental e ele fica se prendendo entre os dentes.
– Hipoplasia do esmalte
Hipoplasia nada mais é do que a perda ou má formação do esmalte dentário. Quando isso acontece, o dente fica mais sensível e propenso a ter cáries e fraturas, além de aparecerem manchas esbranquiçadas ou escuras.
Diversos fatores podem causar hipoplasia:
– Bruxismo
– Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
– Escovar os dentes com muita força
– Morder objetos duros
– Medicamentos ácidos
– Fatores sistêmicos ou hereditários
– Fluorose
Fluorose é o que acontece quando a pessoa ingere muito flúor. Seja através da água fluoretada (comum em algumas regiões) ou por engolir muita pasta de dente, o que é mais comum em crianças. Para entender qual é o seu caso é preciso ir até um dentista e fazer o exame clínico. Geralmente os casos são reversíveis.
Algumas dessas causas podem ser também evitadas com uma boa higiene bucal e visitas regulares ao seu dentista, para que seja feita a limpeza de rotina. Essa limpeza remove as placas e tártaros e até mesmo algumas manchas, além de evitar o surgimento de cáries.
As manchas no dente podem ser removidas?
Sim. A maioria dos casos é reversível e diferentes técnicas podem ser usadas. A mais comum delas é a microabrasão, que é um desgaste bem superficial do esmalte do dente. A microabrasão também poderá ser combinada com um clareamento (link texto blog) ou facetas dentárias, assim, mesmo que a mancha não tenha sido removida por completo, é possível igualar a cor dos dentes e deixar as manchas menos perceptíveis.
O dentista pode também sugerir mudanças nos hábitos alimentares, como evitar alimentos ácidos que corroem o esmalte dos dentes. A GOU quer cuidar de você! Marque uma consulta e garanta um sorriso equilibrado.