O sonho de muitas pessoas é alcançar o sorriso “perfeito”. O quesito perfeito é relativo e pode mudar de pessoa para pessoa, isso é fato. Mas, a realidade é que as pessoas buscam métodos e soluções para conquistar o sorriso perfeito que tanto sonham. Alguns optam por tratamentos de impacto e é aí que entra a faceta dental.
O que muita gente se pergunta é se a faceta pode substituir o aparelho na missão de corrigir o sorriso. A GOU Odonto veio responder essa dúvida e te ajudar a entender a diferença entre os dois. Chega mais.
Faceta de porcelana: o que é e tempo de tratamento
É fato que a faceta dental é um dos procedimentos mais desejados. Afinal, quem não gostaria de ter o sorriso alinhadinho e super branquinho? Pois é, essa é a função da faceta dental. É um tratamento de impacto, isso significa que o resultado é imediato e você não tem que esperar por isso.
A faceta dental pode ser usada para corrigir a tonalidade dos dentes, desalinhamento, forma e até tamanho. O tempo para esse procedimento com a faceta de porcelana é, em média, entre 14 a 21 dias. Mesmo que esse tempo seja rápido comparado ao aparelho, esse fator não deve ser levado em consideração. Sempre fale com seu dentista antes.
Alguns prós desse procedimento são:
✓ resultado impactante na estética;
✓ longa durabilidade;
✓ tratamento mais rápido.
Quando a faceta de porcelana é indicada?
Podem acontecer casos nos quais a faceta é o procedimento mais indicado no lugar do aparelho. Como, por exemplo, casos leves de desalinhamentos e diastema (espaço entre os dentes). A faceta é um procedimento de impacto, ou seja, é rápido. Consequentemente, ela resolve casos mais simples.
Ela pode imitar com muito proximidade cores e transparências naturais do dente. Isso faz com que esse procedimento funcione muito bem na resolução de questões como dentes desiguais ou desgastados por conta do bruxismo, dentes quebrados ou escurecidos, incluindo manchas e amarelamento.
Ou seja, a faceta é indicada para:
✓ reconstrução de forma e cor;
✓ casos mais simples de alinhamento dos dentes;
✓ preenchimento de espaços entre os dentes (diastema);
✓ recuperação de dentes escurecidos.
Aparelho ortodôntico é o tratamento mais indicado para alinhar dentes tortos
O aparelho ortodôntico é um tratamento mais longo e tem como missão solucionar problemas de má posição e correções funcionais. A manutenção leva tempo e é constante para que seja possível alcançar o resultado desejado. É um procedimento mais estrutural e que envolve mudanças nos ossos e na oclusão.
Quando pensamos em aparelho, pensamos que ele é a resposta para alinhar os dentes que são tortos. Mas, sua capacidade vai além disso. A sua eficiência é indiscutível na correção de apinhamento, alinhamento central falho ou desalinhamento e até problemas ósseos que causam a má oclusão (mordida cruzada ou torta).
O tempo realmente é uma das principais diferenças entre esses tratamentos. Contudo, como vimos, a faceta resolve problemas leves, enquanto o aparelho cuida dos mais delicados. Apenas um dentista poderá te dizer qual é o melhor para o seu caso.
Mas, independente de qualquer coisa, conte a GOU Odonto para te ajudar nisso. Temos profissionais preparados e opções de tratamentos para qualquer caso. Deixe o seu sorriso mais incrível do que nunca, agende sua avaliação.