Desde o início da Pandemia da Covid-19, surgiram muitas dúvidas sobre a relevância da saúde bucal como prevenção do vírus. Um dos principais questionamentos está ligado ao uso das escovas de dentes.
Manter uma rotina de higienização é de extrema importância pois, além de contribuir para o combate de infecções, como gengivite e cáries, evita o mau hálito e previne diversas doenças.
Pensando nisso, a GOU Odonto preparou um conteúdo focado especialmente em curiosidades sobre a influência dos cuidados bucais na Pandemia.
Como usar as escovas de dentes corretamente no dia a dia?
Inicialmente, possua um kit individual de limpeza, composto por uma escova de dentes de sua preferência, creme dental e fio dental. Enxaguante bucal pode ser usado com orientação do dentista.
O recomendado é escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, e utilizar o fio dental. Além disso, a escova de dentes deve ser trocada a cada três meses, ou quando as cerdas se deformam.
Consultas frequentes com especialistas são de extrema importância, pois podem evitar o agravamento de novas doenças.
Existe ligação direta entre a boa saúde bucal e a Covid?
Não existem estudos que confirmem tal afirmação.
Apesar de contribuir para o não agravamento da doença, devido às boas condições de saúde desenvolvidas nos cuidados, não é possível garantir uma prevenção apenas utilizando as escovas de dentes.
Durante a Pandemia, surgiram muitas Fake News sobre esse assunto, como a relação entre o uso de máscaras e problemas com a saúde bucal.
Caso eu contraia Covid, como devem ser meus cuidados com a escova de dentes durante e após a doença?
Durante a doença, deve-se manter o kit individual separado dos demais moradores da casa, evitando a contaminação pela utilização do mesmo creme dental, por exemplo.
Além disso, manter o isolamento e a rotina de higiene bucal é de extrema importância.
Após a recuperação, não é necessário o descarte das escovas de dentes utilizadas durante a contaminação viral (em caso de isolamento em casa), pois não há risco de reinfecção. Porém, em caso de internação, é aconselhada a troca, devido a possíveis contaminações por bactérias hospitalares presentes nas escovas.
Gostou das dicas? Acompanhe a GOU Odonto no Instagram e Facebook para mais conteúdos como esse.