A articulação temporomandibular (ATM) é responsável por unir a mandíbula ao crânio. Diversos problemas podem afetar essa articulação, como a disfunção da ATM, o que acaba atrapalhando sua função e causando muito desconforto.
A disfunção da ATM ou DTM, como ficou conhecida, causa danos na articulação ou nos músculos da mandíbula. Os sintomas envolvem estalos e dores na mandíbula, dores de cabeça e no ouvido, dificuldade para mastigar e pode até afetar o encaixe da mordida.
Para conseguir o diagnóstico e o tratamento ideal, você deve visitar o dentista. Mas, para ajudar a amenizar o desconforto, separamos alguns exercícios simples que você pode fazer sozinho em casa.
-
Movimente as bochechas
Sabemos que os músculos das bochechas são essenciais hora de falar e de mastigar, mas eles também podem ajudar no relaxamento da face.
O que você pode fazer é encher as bochechas e passar o ar de um lado para o outro. Repita esse movimento 10 vezes e vai notar seu maxilar mais relaxado. Além disso, esse exercício promove a elasticidade da pele.
-
Abrir e fechar a boca
Esse simples movimento pode ser complexo para quem tem essa disfunção. Então, siga os passos a seguir com calma e no seu tempo:
- Sente-se e mantenha a postura reta;
- Encoste a língua no céu da boca;
- Sem retirar a língua, tente abrir a boca;
- Respire e expire devagar por alguns segundos enquanto faz isso;
- Caso não sinta dor, repita o movimento 10 vezes.
-
Pode e deve bocejar sem medo
Esse reflexo age como um ótimo alongamento e ainda auxilia na oxigenação do cérebro, melhorando a atenção. Não precisa segurar quando sentir a vontade de bocejar vindo.
-
Faça o movimento da fala devagar
Imagina só, além de acontecer de forma natural, o hábito de falar consegue mover mais de 70 músculos da nossa face. O que o torna o exercício perfeito para alongar e relaxar o maxilar. Faça o movimento da fala lentamente, como se estivesse em câmera lenta.
-
Uma massagem vai bem
Quem não ama uma massagem, não é mesmo? Para ajudar com o DTM você mesmo pode fazer isso.
– Com a ponta dos dedos, faça movimentos circulares massageando toda a parte do maxilar onde sente dor ou incômodo;
– Com o polegar e o dedo indicador aperte de forma suave a área para aliviar a pele do músculo, faça isso algumas vezes;
– Segurando o queixo com a mão, abra a boca alongando e puxando a mandíbula para baixo e de um lado para o outro.
Lembre-se: em caso de dores muito fortes, você não deve forçar nenhum dos exercícios!
Nada de ignorar sintomas da disfunção
A Disfunção da ATM pode ser tratada com remédios, fisioterapia e terapia psicológica, quando a causa do problema é emocional. O autodiagnóstico não é o indicado, já que em casos mais graves, a DTM pode exigir cirurgia para correção.
Conversar com um profissional é indispensável para tratar o problema corretamente. Agende uma consulta com a GOU e converse com o seu dentista sobre.