O momento de escolher a cor e o formato da escova de dentes é legal, mas quando o assunto é escolher o tipo de cerda muita gente se perde.
Antes de falarmos das cerdas, aqui vai uma curiosidade: as escovas de dentes que usavam cerdas surgiram na China em 1498. Nessa época, as cerdas eram feitas do pelo de um porco chinês. Estranho, mas funcional.
Foi só a partir de 1939 que as cerdas das escovas de dentes passaram a ser feitas de nylon, foram introduzidas no mercado e começaram a se modernizar.
Agora voltando à nossa realidade atual, um dos erros mais comuns que é cometido pela maioria das pessoas é achar que quanto mais rígidas as cerdas melhor será a limpeza dos dentes. Mas será que isso é verdade?
Para ajudar você a não errar na escolha da escova, trouxemos um guia com as características de cada tipo de cerda e algumas curiosidades bem legais sobre a escova de dentes. Confira:
Tipos de cerdas nas escovas de dente
Antigamente a divisão das cerdas era feita da seguinte forma: macias, médias e duras, porém hoje as macias substituem as médias e duras em diferentes intensidades: super macias, extra e ultra macias, isso porque as cerdas duras causam a abrasão do esmalte dos dentes e com o tempo até fazem a gengiva ser retraída ou as raízes dos dentes ficarem à mostra.
Uma dica muito importante para quem sente alta sensibilidade nos dentes: nem pense em adquirir uma escova de cerdas duras, pois o desgaste nos dentes pode ser sentido quase que imediatamente e a sensação de desconforto é muito grande.
Escova de dente com cerdas macias e extra-macias
São as mais indicadas pelos dentistas para serem usadas por adultos e principalmente pelas crianças no dia-a-dia porque conseguem limpar bem os dentes sem causar qualquer outro tipo de machucado na boca.
Além disso, com esses tipos de cerdas é possível massagear e limpar a gengiva sem machucá-la.
Imagine o desconforto de ter uma escova com cerdas duras passando sobre sua gengiva, ninguém merece não é?
Ah, uma curiosidade legal é que se você acabou de passar por uma cirurgia na boca, deve optar somente pelas cerdas extra-macias, pois elas conseguem realizar a limpeza necessária nas áreas mais sensíveis sem causar dor.
Escova de dente com cerdas médias e duras
Não são recomendadas pois podem machucar muito a gengiva e causar sua exposição com o passar do tempo.
Além disso, por serem muito rígidas, as cerdas desse tipo desgastam o esmalte dos dentes e podem levar à sensibilidade. Você não quer deixar de tomar aquele sorvetinho, não é?
Mas calma, as cerdas médias e duras podem ser usadas para limpar próteses e dentaduras, já que o único desgaste que acontece nesses casos é do material e os dentes permanentes não afetados.
Vai comprar uma escova nova? Agora não tem mais erro
Agora que você sabe como cada tipo de cerda pode ajudar – ou prejudicar – seus dentes e gengiva, é hora de colocar esse conhecimento em prática quando for comprar uma nova escova.
Agende uma avaliação na unidade GOU mais próxima a você e receba orientação de um profissional qualificado, que te ajudará a entender mais sobre sua saúde bucal e qual o tipo certo de escova para você.
Confira mais detalhes no site: https://gouodonto.com.br/
Estamos te esperando 😀