5 possíveis causas para sua dor de dente

Quem já sentiu dor de dente sabe como é difícil lidar com esse problema, principalmente quando não sabemos o que pode estar causando esse incômodo. Pensando nisso, separamos as principais causas de dor de dente em pacientes.

Mas antes, é preciso lembrar que apenas seu dentista pode te dar um diagnóstico preciso sobre sua saúde bucal.

A GOU possui um corpo clínico preparado para melhor te atender em todas as situações. Consulte nossas unidades e marque sua consulta.

Como sei se é Cárie?

A cárie é uma das principais causas de dor de dente. Na maioria das vezes, o paciente acaba descobrindo que possui essa deterioração após começar a sentir dores e decidir marcar uma visita ao dentista.

Esse problema nada mais é do que uma cavidade ocasionada pela ação de bactérias. As camadas dos dentes, esmalte e dentina, vão sendo danificadas e em alguns casos a cárie consegue atingir a polpa do dente causando muitas dores ao paciente.

Sensibilidade dentária.

O desgaste do esmalte dentário também aparece como grande causador de dor de dente. Esse problema pode ser causado por traumas (impactos), erosão dentária, entre outros motivos.

Quando o esmalte começa a sofrer desgastes, a camada interna, conhecida como dentina, fica cada vez mais evidente. Assim, as terminações nervosas da polpa dentária são mais expostas pelos canalículos presentes na dentina, causando sensibilidade (dor) do dente.

Gengiva inflamada causa dor de dente?

A má higienização bucal pode gerar diversos problemas na gengiva, como a gengivite.

A inflamação na gengiva é causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Em alguns casos mais graves, a raiz do dente pode ficar mais exposta e até evoluir para uma periodontite.

Quando isso ocorre, parte do osso começa a ser reabsorvido, criando um espaço entre o dente. Esse problema pode levar a uma contaminação da polpa do dente, causando muita dor.

Bruxismo também pode ser uma causa

Apesar do nome um pouco assustador, o bruxismo é o hábito de ranger os dentes. Geralmente está associado a estresse e problemas de encaixe dos dentes.

Ao morder e pressionar seus dentes, você pode acabar ocasionando dores e até desgastes e fraturas. O bruxismo pode também comprometer a articulação da sua mandíbula, causar mais tensão e consequentemente dor de dente e até de cabeça.

Dentes do siso

Em muitos casos os sisos são responsáveis pela dor. A inflamação nesses dentes também é conhecida como pericoronarite e pode ter muitas causas.

Esse incômodo pode ser resultado do mau posicionamento dos sisos ou até falta de espaço na boca para comportá-los. Com isso, associado à dificuldade de higienização desse dente, aumentam as chances de inflamação e dor.

Agora que você já sabe cinco possíveis causas para sua dor de dente, que tal marcar uma consulta na GOU?