É muito comum que o dentista indique os famosos aparelhos ortodônticos fixos, mas não tem porque se assustar.
A grande pergunta sobre os aparelhos dentários é: quanto custa? É claro que o preço varia de um dentista para o outro e de quanto tempo vai durar o seu tratamento. Mas o que você realmente precisa saber é que esse é o melhor método de fazer correções nos seus dentes, sejam elas estéticas ou funcionais.
Mesmo que você demore um pouco para acostumar com o aparelho na sua boca, você vai ver que não é um bicho de 7 cabeças, e quando ver o resultado vai saber que valeu a pena.
Por que usar o aparelho fixo?
Os aparelhos dentários fixos são usados quando é preciso movimentar os dentes no osso. Podem ter o intuito de ajustar a sua mordida, melhorando a sua qualidade de vida e evitando futuros problemas; ou de deixar o seu sorriso ainda mais bonito.
Bráquetes são os quadradinhos que ficam presos nos dentes e que seguram o arco de metal (que é o principal responsável por movimentar os dentes). O arco sempre será de metal, mas os bráquetes possuem mais opções.
Existem algumas técnicas diferentes, como arco contínuo, arco segmentado, bioprogressiva de ricketts, etc. Todas possuem o mesmo objetivo e, apesar de controversas, todas podem conseguir um ótimo resultado. Tudo depende do profissional que está te atendendo.
Só o dentista pode dizer com certeza se o aparelho fixo é o melhor pra você, e quanto tempo vai durar o tratamento.
Quais são as opções de aparelho fixo?
APARELHO ORTODÔNTICO CONVENCIONAL
São os aparelhos fixos tradicionais e o que vemos na maioria das bocas por aí. São os mais comuns e também costumam ter preços mais acessíveis.
APARELHO FIXO ESTÉTICO OU INVISÍVEL
Eles possuem a mesma funcionalidade do aparelho fixo convencional, mas são feitos com materiais transparentes e tiram o incômodo do sorriso metálico. Eles usam bráquetes de policarbonato, porcelana ou safira, desse jeito, ficam quase da cor do dente. Esse tipo de aparelho vem sendo cada vez mais procurado, mas apesar de ser muito parecido com o tradicional, converse com seu dentista, pois esse aparelho não é recomendado para todos os casos.
APARELHO LINGUAL
Casos simples são ideais para o uso de um aparelho lingual e também possuem a vantagem de uma ortodontia estética. Nessa opção, os bráquetes ficam na parte de trás dos dentes.
Escolhendo as cores do aparelho
Essa pode ser a parte mais divertida do processo do tratamento de ortodontia, mas também pode gerar muitas dúvidas! Afinal, existe uma diversidade muito grande de cores para escolher. Dos tons mais neutros aos mais ousados.
- Usa óculos? Se ele é colorido, é interessante usar a borrachinha da mesma cor. Assim o visual fica mais suave. O mesmo vale pra quem tem olhos azuis ou verdes.
- Evite cores claras se você costuma comer alimentos como bolachas, refrigerantes e café. Esses alimentos costumam manchar as borrachinhas.
- Algumas cores podem sofrer variações. A cor prata costuma ficar amarelada depois de um tempo, o azul pode acabar ficando verde, branco é a cor que mais mancha e verde limão também pode acabar mudando de cor. Se você busca por uma cor que dure mais tempo e fique estável, aposte em preto, vermelho ou roxo.
- Hoje em dia existem diversos apps que você pode baixar no seu celular e testar antes qual cor vai combinar mais no seu aparelho.
O que eu posso sentir com o aparelho?
Os primeiros dias são de adaptação. Você pode sentir dor nos dentes, alguns machucados nos lábios e bochechas podem aparecer e você precisará se acostumar com abrir e fechar a boca, assim como conversar.
Para diminuir o desconforto, você pode:
- Escolher comidas moles, como macarrão e sopa, nos primeiros dias
- Tomar um remédio para dor se for preciso
- Colocar cera (que o dentista vai te dar) no bráquete que está te machucando
Depois que se acostumar, o cuidado com a sua boca vai virar rotina.
Como acelerar o tratamento de ortodontia?
Não tem muito o que fazer para tirar o aparelho mais rápido, pois cada pessoa tem uma velocidade de movimentação dos dentes.
Mas ajuda MUITO seguir todas as indicações do dentista e manter uma boa saúde bucal. Com o aparelho fixo, você deve usar uma escova com cerdas bem macias, e o uso do fio dental é um pouco mais complicado, mas é de extrema importância.
Se você também se preocupa com o antes e depois do tratamento com aparelho fixo, você pode se abrir com o seu dentista, e pedir que ele te mostre alguns resultados de outros pacientes. Aqui na GOU Odonto nossos dentistas são experientes e você pode confiar que querem o melhor para o seu sorriso.
LASERTERAPIA: sinta menos dor durante o tratamento ortodôntico
Os dentistas da GOU trabalham com a laserterapia. É um procedimento que alivia dores, evita inflamações e aftas, além de ajudar na cicatrização.
A laserterapia pode ser feita para diminuir as dores da movimentação dos dentes causadas pelo aparelho fixo e aumentar o seu conforto e qualidade de vida durante o tratamento. Mas pode ser usada também quando tirar os aparelhos, já que ela ajuda a diminuir a sensibilidade nos dentes.
Marque sua consulta na GOU e conte com todo o apoio para ter o sorriso dos seus sonhos.