Iniciar as boas práticas de higiene bucal logo nos primeiros meses de vida da criança vai fazer toda a diferença no futuro sorriso do pequeno. Para manter a saúde dos primeiros dentinhos do seu filho e evitar problemas como a cárie, a odontopediatria será a sua principal aliada.
Você sabia que alguns métodos de higienização devem ser adotados desde a amamentação e antes mesmo dos primeiros dentinhos? Pois é, o cuidado com a saúde bucal começa cedo, e nós vamos te explicar direitinho o que deve ser feito.
Odontopediatria como aliada da higiene bucal
O nascimento de um filho traz consigo muitas novidades e com elas também os diferentes desafios. A higiene bucal do bebê é uma preocupação constante e ela não deve ser ignorada, já que a saúde bucal impacta diretamente no bem-estar do pequeno.
A higienização com gaze e água filtrada deve ser feita antes mesmo do nascimento do primeiro dente da criança. Assim, com a limpeza bucal, o bebê já recebe doses de flúor, substância proveniente da água e muito importante para um crescimento saudável.
Durante a etapa de amamentação do seu filho, você já pode começar uma rotina de higiene bucal. Mesmo que ele ainda não tenha os primeiros dentinhos é importante introduzir hábitos saudáveis. A indicação é para que você limpe a gengiva do bebê com gaze ou com lenço umedecido macio.
É com esse processo inicial que você poderá manter os dentinhos limpos assim que começarem a nascer. Converse com o odontopediatra sobre as ferramentas que você deve usar nessas etapas iniciais.
Como todo tratamento, principalmente em recém-nascidos e crianças, é imprescindível o acompanhamento de um profissional. É ele que poderá indicar o melhor produto para que a criança não seja prejudicada na hora de escovar os dentes.
Além disso, a odontopediatria pode ser uma forma da criança se acostumar com o dentista. Assim, criando a rotina ideal para manter a saúde bucal.
Aparelho ortodôntico na infância
A grande maioria dos pais acreditam que o uso de aparelho ortodôntico é feito na adolescência, mas é nesse quesito que entra a odontopediatria. O tratamento pode ser iniciado a partir dos 6 anos de idade, quando a criança ainda tem muitos dentes de leite.
Alguns desses tratamentos não visam apenas a estética do sorriso. Portanto, as bases esqueléticas (maxila e mandíbula) facilitam muito os tratamentos da odontologia corretiva no futuro.
Introdução e dicas de cuidados da odontopediatria
Você entendeu a importância da primeira consulta com o dentista para que os dentinhos do seu filho mantenham-se saudáveis. É nas consultas com odontopediatra que os restos de alimentos e o acúmulo de placa podem ser removidos profissionalmente.
Essa etapa de limpeza profissional é indispensável para eliminar as bactérias causadoras de doenças bucais, como a cárie e a gengivite.
Por isso, a regularidade nas visitas é tão importante. Além de ajudar o seu filho a se acostumar e até se divertir nesse processo.
O odontopediatra também ajudará você a manter os cuidados em dia mesmo estando em casa. Ele te passará dicas e sugestões, como o tipo de escova ideal. Como por exemplo, a quantidade de pasta de dente, como passar o fio dental, entre outras informações valiosas.
Monitore a alimentação e os hábitos de higiene do seu filho. Ajude-o a manter uma boa rotina para que ele cresça consciente da importância dos cuidados com o sorriso. O bom desenvolvimento inicial dos dentes fará toda a diferença no futuro do seu filho.
Se ainda não levou seu filho para a primeira consulta, visite uma clínica GOU Odonto perto de você. Contamos com profissionais preparados para proporcionar o melhor atendimento ao seu pequeno. Agende sua avaliação: https://gouodonto.com.br/