Pode parecer que essa palavra saiu do fundo do mar, mas na verdade, o tártaro nada mais é do que o acúmulo de placas bacterianas nos dentes. Você já deve ter ouvido sobre essa patologia, ou até mesmo teve alguma vez na vida.
O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengiva, mas também interfere na beleza do seu sorriso já que causa um acúmulo amarelado próximo à gengiva, além disso, ele pode ser poroso e absorver manchas com mais facilidade. Pessoas que fumam, consomem cafés e chás com frequência devem ficar atentas ao seu aparecimento.
Contudo, não se engane, o tártaro pode parecer inofensivo, mas é um dos causadores das cáries e gengivite.
Mas você sabe identificar o tártaro e a placa bacteriana?
Você já deve ter passado a língua nos dentes e sentido uma “cama de sujeirinha” porosa , não é? Isso é uma placa bacteriana. Normalmente isso acontece após as refeições, principalmente se forem carregadas de açúcares.
Já o tártaro é uma factualidade a longo prazo. Normalmente ela forma uma camada mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes.
Mas fique calmo, existe prevenção e tratamento para o tártaro! Vamos te ajudar.
Você sabe como evitar o tártaro?
A placa bacteriana sempre vai se formar nos dentes, isso é um fato. Mas existem medidas que podem evitar o acúmulo e crescimento do tártaro.
- A escovação regular, em média três vezes ao dia e, de preferência, sempre após as refeições, é a principal forma de combater o excesso de placa bacteriana e, consequentemente, a formação do tártaro;
- Opte por creme dental antitártaro;
- Jamais esqueça do fio dental, principalmente para auxiliar na remoção da placa acumulada na região da gengiva e entre os dentes;
- Você é um apaixonado por açúcar? Mas para evitar o tártaro, é importante diminuir o consumo desses alimentos;
- E o mais importante, manter visitas regulares ao dentista são fundamentais para o controle da placa bacteriana e para evitar o surgimento do tártaro.
Quem utiliza contenção, deve ter cuidados redobrados contra o tártaro
Para quem usa aparelho e vai ao dentista com regularidade, o tártaro é de fácil identificação, já que o dentista logo consegue perceber com o auxílio do espelho.
Quem usa contenção ortodôntica deve ter mais cuidado com a escovação e com o uso do fio dental, pois as bactérias que se calcificam próximo à contenção continuam se alimentando de outros microorganismos que vivem na cavidade bucal.
O tratamento do tártaro deve ser realizado pelo dentista
Essa placa calcificada só pode ser removida por um dentista, já que a higienização tradicional não é capaz de limpar a região e é necessário o auxílio de algumas ferramentas odontológicas para a raspagem.
Apesar de ser um procedimento simples, dependendo da quantidade de placa acumulada, às vezes uma sessão não é suficiente e o paciente precisa marcar uma consulta de retorno para que o tratamento seja finalizado.
E você, está com a saúde bucal em dia? Na GOU temos tratamento para tártaro e ajudamos você na prevenção. Precisa de uma avaliação? Agende agora.