Manchas brancas nos dentes dos seus filhos? Não se desespere!

Manchas brancas nos dentes dos seus filhos? Não se desespere!

A fluorose é um problema que geralmente atinge mais as crianças, mas se engana quem acha que as consequências não podem ir até a fase adulta.. Você já deve ter visto muito por aí várias pessoas que têm manchas brancas nos dentes. Essas manchas surgem como característica do problema, e infelizmente não desaparecem com o tempo caso não seja feito nenhum tratamento junto ao dentista.

 

Mas esse problema começa na primeira fase da nossa vida, quando os dentes ainda estão sendo formados. Entenda:

 

Entenda por que a fluorose afeta as crianças

 

Esse problema se manifesta quando se ingere muito flúor durante a fase da formação dos dentes, na infância (até os cinco anos de idade). Pode não parecer, mas a água que sai das torneiras da nossa casa pode ser uma vilã nessa história caso tenha uma grande concentração de flúor.

 

É uma via de mão dupla: o flúor ajuda a prevenir a cárie mas se for consumido em excesso acaba atacando o esmalte dos dentes.

 

Com os adultos a história é diferente.

 

Não há riscos de se manifestar fluorose na fase adulta, mas se ingerido em excesso, o flúor pode causar uma intoxicação.

 

A fluorose acontece por um desgaste no esmalte

 

O excesso de flúor faz o esmalte perder minerais, deixando-o mais poroso, ou seja, o risco de desgastes é maior já que essa camada dos dentes fica mais exposta.

 

Com a exposição, o flúor acaba alterando o esmalte, fazendo aparecer manchas esbranquiçadas ou levemente amareladas que prejudicam o sorriso.

 

Saiba quais níveis de fluorose existem

 

Existe um índice que mede o nível em que a fluorose acontece nos dentes, de acordo com o aspecto que ela apresenta, mas vale lembrar que somente um profissional pode te orientar corretamente sobre esse problema.

 

Confira:

 

– Normal: o esmalte do dente tem uma aparência normal;

 

– Questionável: o esmalte dos dentes apresenta algumas micropartículas ou manchas brancas;

 

– Muito branda: o dente apresenta algumas áreas brancas e opacas e cobrem mais de um quarto do dente;

 

– Branda: as manchas nos dentes cobrem mais do que 50% do dente;

 

– Moderada: toda a superfície do dente é coberta pelas manchas que geralmente podem ser amarronzadas;

 

– Grave: a quantidade de manchas é tão grande que a estrutura dos dentes começa a ser afetada, sofrendo alterações como pequenas fissuras. Nessa fase os dentes parecem corroídos.

 

 

A fluorose é contagiosa?

 

A resposta é não. A fluorose não é transmitida de uma pessoa a outra mesmo através do beijo e do compartilhamento de copos ou garrafas.

 

Mas isso não é desculpa para sair por aí emprestando seu copo para todo mundo, hein!

 

É preciso tomar bastante cuidado com isso, pois apesar da fluorose não ser transmissível, outras bactérias podem ser repassadas.

 

Como acontece o tratamento da fluorose

 

Infelizmente as manchas causadas nos dentes pela fluorose não desaparecem com o tempo, mas a boa notícia é que existem tratamentos que ajudam a melhorar a estética dos dentes, e proporcionam um sorriso melhor.

 

O ideal é procurar um dentista que fará um diagnóstico completo da sua condição, e te orientará sobre qual procedimento será mais eficiente.

 

Dar atenção à escovação dos seus filhos pode livrá-los da fluorose

 

Como você já leu anteriormente, a fase da infância é decisiva para o desenvolvimento desse problema.

 

Hoje, tanto adultos quanto crianças usam vários produtos que possuem flúor na fórmula durante a escovação diária, e é um grande erro não se atentar a eles e à quantidade de flúor que possuem.

 

Então se você tem filhos, se atente aos cremes dentais que eles usam e procure ajuda profissional para saber se a saúde bucal deles corre risco caso continuem a usar esses produtos.

O mesmo vale para você, adulto. A ingestão de flúor em excesso pode causar intoxicações, então fique sempre ligado a tudo que você usa também.

 

Tem fluorose? Tentar resolver sozinho não é a saída

 

Procurar soluções com as próprias mãos para o problema da fluorose é muito perigoso e pode prejudicar sua saúde bucal.

 

Só um profissional conseguirá te orientar da melhor forma possível sobre como proceder para tratar a fluorose.

 

Agende uma consulta na unidade GOU mais próxima a você através do site https://gouodonto.com.br/

 

Estaremos te esperando 😀

Fechar Menu

Cadastro