Um dos primeiros utensílios datados na história da humanidade são as escovas de dentes. Só para te dar um contexto, estudiosos especulam que os primeiros registros podem ser datados no ano 3000 a.C.
Nos primórdios, eram usados galhos com as pontas desgastadas para limpar os resíduos que se juntavam na superfície do dente. Podemos deduzir que o movimento brusco e a textura era bem similar a de uma lixa.
Foram necessários alguns anos para que a escova de dentes feita com galhos de árvores evoluísse até alcançar a forma que conhecemos hoje, com características anatômicas, macias e tecnológicas.
Conheça 5 fatos interessantes sobre as escovas dentais e seu processo de evolução.
Náilon é tecnologia
Não seria nada confortável escovar os dentes com galhos, folhagens ou até mesmo pelos animais. Além disso, ter que buscar a matéria prima para fabricação da própria escova.
Portanto, em 1938, Robert Hutson, se encarregou de produzir as cerdas de nylon, responsáveis pelo conforto ao se escovar os dentes. Com o sucesso do material, até hoje novos formatos são testados.
Por isso, encontramos uma grande variedade de escovas dentais no mercado, além de satisfazer os diversos tipos de clientes, a indústria tenta sempre melhorar a experiência do usuário com novas tecnologias.
China a frente do seu tempo
Um olhar no futuro, a China sempre foi berço de grandes invenções nas diversas áreas que podemos imaginar, e eles foram os grandes responsáveis pela substituição dos galhos para as escovas de hoje em dia.
Naquela época, mesmo que avançados, as escovas eram produzidas de pelo de pescoço de porco. Os pelos animais eram fixados em uma base de ossos de origem animal.
A evolução não resolvia muito o problema e incômodo das pessoas com o mau hálito e acúmulo de alimentos nos dentes, mas foi um avanço e tanto para a história.
Um por todos, todos por um
As escovas de dentes podem parecer itens simples e substanciais para a higiene bucal, mas nem sempre foi assim.
No início, elas eram verdadeiros artigos de luxo e seu valor exacerbado fazia com que as famílias comprassem apenas uma para uso em conjunto.
Claro que os problemas dessa prática são indiscutíveis, fazendo com que as bactérias causadoras da cárie, gengivite e outros problemas se disseminassem facilmente entre os integrantes da família.
Eletricidade e qualidade
Escovas elétricas existem desde 1954, mas grande parte delas era resumida na movimentação das cerdas de forma lenta e sem a eficiência que se esperava.
Elas foram criadas na Suíça com o intuito de ajudar pessoas que tivessem problemas motores. Dessa forma, a escovação seria fácil de ser realizada e a pessoa não precisaria de alguém para realizar a tarefa.
Essa invenção não teve um bom início, pois ela dava pequenos choques nos usuários, um defeito apresentado em quase todos os primeiros modelos. Portanto, o argumento utilizado era que os choques serviam para melhorar a escovação.
Escova de dentes de bambu
Questões ambientais vêm se tornando cada vez mais um quesito observado no consumo de produtos e serviços. Com as escovas dentais não foi diferente.
Uma das grandes inovações para o setor é a escova de bambu 100% biodegradável, sem agressão e poluição ao Planeta Terra.
Diferente do plástico, material ainda muito comum, as escovas de dentes de bambu podem ser plantadas após seu descarte, demorando apenas 30 anos para sua decomposição. Tempo muito menor comparado ao plástico.
Escove os dentes
Com galhos de árvores ou ossos de animais, a humanidade nunca deixou de escovar os dentes, por mais difícil que a tarefa pudesse ser. Hoje, grande parte dos problemas bucais podem ser evitados com uma boa higienização do sorriso.
As tecnologias na área da escovação estão dispostas para melhorar seu sorriso. Faça uma avaliação com profissional para indicação da escova mais adequada para evitar problemas futuros.
Visite nosso site e conheça uma clínica GOU Odonto mais próxima de você. Acesse: https://gouodonto.com.br/