Por mais simples que sejam alguns procedimentos, como usar enxaguante bucal, é necessário se informar e agir com responsabilidade e segurança. Por isso, separamos os 5 mitos e as 5 verdades sobre seu uso.
A função dos enxaguantes bucais não é apenas refrescar o seu hálito. Eles possuem outros benefícios que, aliados a uma boa higienização, podem melhorar a saúde de seus dentes.
Assim, antes de falarmos sobre os mitos e verdades, vamos te contar os diferentes tipos de enxaguantes bucais e para quem são recomendados. Lembramos, claro, que o uso do enxaguante bucal só deve ser feito com recomendação do dentista.
Tipos de Enxaguante Bucal
Apesar dos enxaguantes mais conhecidos serem diluídos em água e em álcool, existem, também, outras composições. Confira:
- Com flúor: são indicados para quem tem mais risco de ter cáries, pois atuam na fortalecimento do esmalte dos dentes e protegem contra a placa dental.
- Com clorexidina: pode evitar a gengivite, o que é muito importante, pois essa doença pode evoluir para uma periodontite, que é mais grave. São indicados para o período pós-cirúrgico e desinfecção das escovas de dente.
- Com produtos naturais: os enxaguantes à base de plantas tem uma chance pequena de apresentar efeitos colaterais. São recomendados a quem procura uma alternativa natural para o controle das bactérias.
- Com álcool: utilizado para diluir e conservar as substâncias de que são feitos os enxaguantes. O álcool pode provocar ardência e ressecamento na boca. Por isso, você só deve usar se for uma indicação de seu dentista.
- Com água: também é utilizado na conservação e diluição dos componentes do enxaguante. Diferente do anterior, não possui tantos efeitos colaterais.
Ressaltamos que é o seu dentista que vai dizer qual enxaguante bucal é o mais indicado para você. Agora que já conhece mais sobre o produto, vamos para os seus mitos e verdades.
5 Mitos sobre o enxaguante bucal
Em um contexto em que as informações são facilmente divulgadas, é preciso ter cuidado e sempre procurar saber mais sobre o que se usa. Mesmo a respeito de produtos aparentemente inofensivos, como é o caso do enxaguante bucal, existem conteúdos cheios de falsas declarações.
Por isso, aqui vão 5 mitos sobre o enxaguante bucal. Atente-se às informações, pois serão valiosas para um tratamento efetivo e responsável. Então, vamos aos fatos.
1. Substitui a escovação dental
O enxaguante bucal, na verdade, é complementar à escovação e ao uso do fio dental. Sozinho, ele não entrega uma higienização efetiva.
Assim, o enxaguante finaliza a limpeza dos dentes. Caso o seu dentista indique o uso, combine os três elementos na seguinte ordem: fio dental, escovação e enxaguante.
2. É preciso enxaguar com água após o uso
Se você enxaguar a boca depois de usar o enxaguante bucal, vai retirar seus benefícios. De preferência, evite comer ou beber por alguns minutos, para que o produto faça seu efeito.
3. Não passa no bafômetro
Isso é um grande mito. Até porque, o bafômetro verifica a quantidade de álcool presente nos pulmões. A quantidade de álcool presente no enxaguante não é suficiente para passar por esse tipo de problema.
Além disso, usa-se o enxaguante apenas para o bochecho. Não há a necessidade de ingestão – que, inclusive, se acontecer com muita frequência, pode ser maléfico para a sua saúde. Saiba o porquê mais abaixo.
4. Quanto maior a quantidade, melhor
O ideal é utilizar apenas 20ml por dia ou a quantidade que o seu dentista recomendar.
5. Prejudica o esmalte
Mito! O uso do enxaguante, desde que utilizado de maneira correta, não prejudica o esmalte dos dentes.
5 Verdades sobre o enxaguante bucal
Aqui vão 5 verdades sobre o uso desse produto, para você garantir uma higiene bucal completa e segura.
1. Engolir o enxaguante faz mal para a saúde
Sim, é verdade. Esse produto pode ter componentes muito fortes que podem causar vômitos e diarréia.
2. O uso diário é o suficiente
Usar o enxaguante apenas uma vez ao dia é suficiente para ter resultados benéficos. Contudo, consulte o seu dentista e veja se isso é adequado ao seu caso.
3. Deve-se evitar o que tem álcool
Verdade. Por serem mais agressivos, os enxaguantes diluídos em álcool possuem mais efeitos colaterais, como o ressecamento da boca e ardência nas mucosas.
4. Protege de algumas doenças relacionadas à saúde bucal
É uma afirmação verdadeira. O uso correto do enxaguante protege a boca de cáries, placas bacterianas, gengivite, periodontite, entre outros.
5. Auxilia na higienização da língua
Somada à uma boa escovação, o enxaguante ajuda sim na higienização da língua, eliminando germes e bactérias.
São esses os 5 mitos e as 5 verdades sobre o uso do enxaguante, um aliado importante para a higienização e saúde bucal. Lembre-se de fazer um uso correto e sempre atendendo as indicações de um dentista.
Para comprar o enxaguante bucal adequado ao seu caso, procure a GOU Odonto mais perto de você e agende uma avaliação com um de nossos profissionais, que estão preparados para te atender.
GOU Odonto (@gouodonto) • Fotos e vídeos do Instagram