O que muitos pensam ser uma questão estética, pode ser a descoberta para a longevidade. Quando os brasileiros atingem a terceira idade, problemas com o sorriso podem começar a aparecer mais frequentemente.
De acordo com o estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, realizado pela Edelman Insights, 32% das pessoas entre 45 e 70 anos são impedidas de ter um estilo de vida saudável e ativo por questões bucais.
Com o passar dos anos o sorriso já não é o mesmo, a gengiva pode apresentar sangramentos, os dentes enfrentam falta de cálcio e manchas no sorriso podem começar a fazer parte do dia a dia.
Portanto, nessas questões pode existir a resposta para as perguntas que vão além da estética. Podendo, inclusive, chegar a significar qualidade de vida e prevenção de diversas doenças.
A longevidade dos brasileiros
Quando falamos em longevidade, não podemos nos prender apenas à idade que os brasileiros podem alcançar. Devemos levar em consideração a qualidade de vida que os fazem alcançarem uma vida próspera, e é aqui que entra a odontologia.
Segundo dados do IBGE e Ibope, 39 milhões de brasileiros usam prótese dentária e, dentro dessa porcentagem, 1 em cada 4 têm entre 35 e 44 anos. Tal fator demonstra que grande parte dos indivíduos que usam prótese já têm idade avançada.
As questões ficam ainda mais claras quando a pesquisa demonstra que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e 41,5% dos brasileiros com mais de 60 anos já perderam todos os dentes.
E mesmo que não seja uma questão de estética, 52% dos entrevistados afirmaram que a falta dos dentes deixa a aparência do rosto pior, atrapalhando a conquista de novas amizades, a segurança e autonomia ao comer e frequentar eventos.
Todos esses fatores se resumem ao aumento da qualidade de vida, que por sua vez, pode elevar os níveis de hormônios que são essenciais para uma vida mais longa e com melhor qualidade.
Longevidade na prática
De acordo com os especialistas e profissionais do sorriso, a odontologia tem a resposta para quase todas as coisas e pode ser a solução para diversos problemas, que às vezes é enfrentado por muitos e não se sabe o motivo.
Um exemplo claro dessa questão são as dores de cabeça. Grande parte dos casos de enxaqueca pode ter a solução no sorriso. Logo, a mordida cruzada e o bruxismo são as principais causas.
Portanto, é essencial manter as visitas regulares ao dentista, porque só ele vai ser capaz de definir um plano para seu tratamento e uma sequência lógica para prevenção das possíveis doenças odontológicas.
Ah, vale lembrar que cuidar do sorriso é um ato de prevenção. Dessa forma, essa prevenção pode ser o ponto chave para manter o sorriso completinho. Assim, ficando longe do risco de entrar para a porcentagem do estudo.
A mina de ouro
Muitos brasileiros trabalham a ideia de que tratamento para idosos é implante e sim, pode ser a solução. Mas é sempre importante lembrar que cada caso é um caso. Um dos casos que pode impedir o tratamento de implantes é a falta de ossos.
Em 1956, o médico sueco, Per-Ingvar Branemark, descobriu que o corpo humano não rejeitava o titânio, o principal material para o tratamento. Hoje, cerca de 40 empresas são certificadas pela Anvisa para produzir a peça que é colocada na mandíbula ou maxilar como suporte definitivo para os dentes.
Diversos dentistas propagam o discurso de que são necessários quatro pontos para não cuidar dos dentes. Sendo eles: Não ter informações, não ter saúde, não ter dinheiro ou não ter quem leve o paciente ao dentista.
Desse modo, quando um dos quatro pilares essenciais para o primeiro passo em busca do sorriso perfeito e qualidade de vida são prejudicados, o paciente desmotiva. Assim, acaba dando uma pausa no processo de mudança, que já ocorre de forma lenta.
Longevidade é didática
Diante a tudo isso que falamos, é evidente que a comunicação com o dentista não pode faltar. Principalmente, na hora de garantir um belo sorriso que faz viver bem e com qualidade.
E esse é um dos fatores que mais afetam a relação dentista e paciente. Dessa forma, manter o canal aberto para conversas esporádicas deve acontecer conjuntamente com as visitas dos mesmos às clínicas.
Por isso na GOU Odonto, valorizamos todo tipo de interação com os clientes e pacientes. Conheça uma de nossas clínicas e mantenha uma vida mais saudável.