Todo mundo sabe que uma má higiene bucal traz sérias consequências para o sorriso. Mas, o que você pode não saber, é que a ansiedade e o estresse, muito comuns nos dias de hoje, também podem prejudicar a sua saúde bucal.
Pode não parecer, mas a rotina acelerada, a cobrança e a necessidade de estar sempre fazendo algo, têm muito impacto no seu sorriso. Saiba como esses fatores podem ser vilões para a saúde da sua boca.
O impacto da ansiedade e do estresse na saúde bucal
Rotinas cada vez mais apertadas, dias cada vez mais corridos e pouco tempo para fazer tudo que é necessário, incluindo uma boa higiene bucal. Pessoas muito estressadas ou com ansiedade crônica acabam ficando mais vulneráveis a problemas bucais. Isso ocorre pois a irritação diminui o fluxo salivar, que é indispensável para proteger a boca.
Esses problemas acarretados pelo emocional prejudicam a saúde bucal, aumentando as chances de quebra e, em casos extremos, podem até causar a perda de dentes. Claro, não é algo que acontece de uma hora para outra. Contudo os casos graves podem acarretar em danos irreversíveis à boca por conta da periodontite, gengivite ou quebra.
O desgaste causado pelo estresse
Não é só o emocional que é impactado pelo estresse, mas o físico também. Os períodos de incertezas e de isolamento fizeram com que as pessoas acabassem visitando menos o dentista, seja por medo ou por precaução. Mas, como consequência, vieram também os problemas bucais, como dentes quebrados e cáries em estágio avançado.
A ansiedade e o estresse podem causar ainda o bruxismo, condição muito comum na população brasileira. Só para conhecimento, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), por volta de 84 milhões de brasileiros sofrem de bruxismo, isso equivale a 40% da população.
O bruxismo é a doença na qual a pessoa range ou aperta muito forte os dentes, pressionando e travando a musculatura. Esse hábito acontece de forma inconsciente e, na maioria das vezes, durante o sono. O bruxismo acarreta outras complicações como fortes dores de cabeça, no rosto e até no pescoço.
Não esqueça de cuidar do emocional e da saúde bucal
Cuidar da saúde emocional, evitando o estresse, pode te ajudar a ficar longe de muitos problemas. Além disso, tomar conta do seu sorriso vai muito além de estética, é questão de saúde também. Faça visitas regulares ao dentista e converse com ele se você estiver sentindo dores ou incômodos.
Na GOU Odonto você encontra profissionais prontos para te atender. Agende sua visita e deixe seu sorriso ainda mais incrível.