Uma preocupação do mundo atual é o uso das máscaras de proteção e se elas podem ter algum impacto negativo ou não. Como, por exemplo, será que ela impacta o mau hálito?
O uso contínuo e regular da máscara vai além do cuidado pessoal, está em lei e é um ato de responsabilidade social, já que impacta você mesmo e o próximo. Claro que, assim como toda novidade, as máscaras chegaram e junto com elas vieram mitos, verdade, dúvidas e sugestões.
Uma das dúvidas que surgiram foi se usar máscara aumenta as chances de ter mau hálito e nós vamos te contar a verdade agora.
Posso desenvolver mau hálito se usar a máscara constantemente?
Não, isso não é possível. Inclusive, esse é um mito que precisa ficar para trás. Não existe nenhum indício ou estudo que aponte que isso realmente acontece.
As máscaras são muito importantes para o cuidado e prevenção da saúde de todos. E não são elas que causam a halitose.
O descuido da higiene bucal
Muita gente vem descuidando da própria higiene bucal devido ao uso das máscaras, acreditando que as mesmas vão ocultar qualquer tipo de odor. Mas, na verdade, essas máscaras têm feito com que muitas pessoas descubram que têm halitose.
A causa para o mau hálito pode ser a má escovação ou um descuido na higiene bucal, como a falta da escovação da língua, uso do fio dental e do enxaguante bucal. Mas atenção, a halitose também pode ser causada por algum distúrbio ou disfunção. Em caso de dúvidas, o mais seguro é visitar um dentista para diagnóstico correto.
E para você que descobriu esse desconfortável odor quando usa máscara, o ideal é você redobrar a atenção e ter mais cautela com a sua higiene bucal. Se o mau hálito persistir, agende uma consulta com seu dentista.
Ou seja, o mau hálito que você respira dentro da sua máscara pode ter diferentes causas, mas o uso dessa proteção não é o responsável.
Precauções e recomendações
Aqui vão três dicas para ficar longe desse incômodo, manter sua saúde bucal em dia e ter um hálito fresquinho dentro da máscara:
- Escovar muito bem dentes, pelo menos, 3 vezes ao dia;
- Não se esquecer de escovar a língua para limpar a saburra;
- Usar corretamente o fio dental e o enxaguante bucal, se orientado pelo dentista.
O uso correto das máscaras
Lembre-se: as máscaras devem ser individuais. Nada de pegar emprestado da mãe, do pai, do irmão ou do amigo. Mesmo após higienização e lavagem da mesma, elas não devem ser compartilhadas.
Além disso, elas devem ser trocadas e lavadas a cada duas horas ou caso estejam molhadas.
Sempre vale a observação do estado em que elas estão, sua conservação é muito importante para a eficácia da proteção. E se ela ficar folgada ou transparente demais, chegou a hora de trocar.