Afta: entenda de vez como lidar com esse incômodo

Afta: entenda de vez como lidar com esse incômodo

Uma afta incomoda muita gente, duas aftas… nem se fala.

 

As aftas, também chamadas de estomatites aftosas, são inflamações muito comuns que aparecem em formato de erosões circulares de coloração amarelada ou branca, na língua, céu da boca, lábios e nos tecidos próximos à gengiva. 

 

Apesar de geralmente não indicarem nada grave, o incômodo e desconforto que elas causam são imensos dependendo do lugar em que elas ficam localizadas, como na parte interna dos lábios, onde o contato com alimentos é constante e podem durar cerca de 15 dias.

 

As causas da afta são diversas

 

Até hoje não se sabe a causa exata das aftas, mas existem alguns fatores que podem criar um ambiente propício para que elas surjam, como por exemplo:

 

– Elas são mais comuns entre mulheres, já que elas passam por mudanças hormonais com grande frequência;

 

– Lesões causadas por outros motivos, como cortes pela escova de dentes ou mordida, podem criar uma oportunidade para que elas apareçam;

 

– Sistema imunológico fraco pode ser um potencial causador dessas inflamações, já que o corpo fica exposto a bactérias e vírus mais facilmente;

 

– Alergia a alimentos ou a substâncias ingeridas podem causar o desgaste dos tecidos da mucosa bucal, possibilitando o surgimento das aftas;

 

– Ansiedade e estresse têm o poder de causar um desequilíbrio no nosso corpo, deixando o nosso sistema vulnerável e exposto a infecções e inflamações.

 

como se livrar as aftas

 

Muita gente não sabe, mas a afta tem sintomas 

 

Os sintomas mais comuns que indicam o surgimento das aftas são incômodos em forma de dor, coceira ou sensação de queimação nos locais em que as feridas aparecem.

 

Geralmente é mais fácil perceber o surgimento dessas feridas quando você ingere algum alimento muito ácido, como o abacaxi, e sente mais desconforto em algumas áreas da boca através da sensação de ardor.

 

Aprenda a prevenir o surgimento da afta

 

Sem saber a causa exata da afta é difícil dizer com precisão o que fazer para que ela não apareça, mas algumas medidas podem ser decisivas para diminuir a possibilidade do seu surgimento, como por exemplo:

 

– Cuidar bem da alimentação, investindo principalmente em Ferro e Vitamina B, que ajudam na manutenção da mucosa bucal;

 

– Evitar ingerir alimentos cítricos e ácidos em excesso, pois o acúmulo das enzimas que eles possuem podem degradar os tecidos da boca (mas claro, só quando consumidos em excesso) e até mesmo os dentes;

 

– Faça exames para constatar possíveis complicações no sistema digestivo como o refluxo, que podem causar aftas.

 

Surgiu uma afta? Entenda como você pode tratar

 

Nada substitui uma visita ao seu dentista, mas existem algumas ações que podem te ajudar a controlar as aftas até chegar o dia da sua consulta, como usar o enxaguante bucal com frequência e escovar bem a língua.

 

Existem várias opções de pomadas e remédios que têm ação antisséptica e antibacteriana e podem ser usados para combater as afta, mas o ideal é sempre fazer o uso desses medicamentos somente com prescrição de um profissional.

 

Na GOU você encontra também um tratamento completamente indolor e sem contraindicações, a laseterapia. Ela consiste na utilização de emissão de luz diretamente na afta, fazendo com que a ferida cure mais rápido.

 

Agende uma avaliação na unidade GOU mais próxima a você através do site: https://gouodonto.com.br/ e saiba como você pode evitar as aftas e outros problemas que afetam sua saúde bucal. Temos profissionais preparados para te orientar sempre.

 

Estaremos te esperando 😀 

Fechar Menu

Cadastro