O sorriso é o nosso cartão de visita, por isso é tão importante cuidar da estética dos nossos dentes, com aparelhos ortodônticos, por exemplo. Uma das melhores formas é o tratamento com os aparelhos dentais. Todo o processo deve ser realizado por um especialista, de forma segura e responsável.
Geralmente, o ortodontista recomenda o uso de aparelhos para alinhar os dentes e para corrigir a posição dos ossos maxilares. Isso porque é possível melhorar, além da estética, algumas questões de saúde que estão ligadas aos dentes e aos ossos do rosto.
Muitas vezes, dores de cabeça, de pescoço ou de ouvido são causadas por mordida cruzada ou por dentes desalinhados. Mas, só o diagnóstico de um dentista poderá dizer se o seu desconforto está relacionado à sua saúde bucal.
Outro fato pouco conhecido é que existem diferentes tipos de aparelhos ortodônticos. Como cada paciente tem uma necessidade, o dentista vai recomendar o aparelho que se encaixa melhor ao tratamento de cada um.
Por isso, vamos te explicar as diferenças entre os aparelhos ortodônticos e os ortopédicos. Além disso, é interessante você conhecer 5 tipos de aparelhos mais comuns. Fique atento, para entender mais sobre os tratamentos que o seu ortodontista pode recomendar.
Aparelhos ortodônticos e ortopédicos: qual a diferença?
Você sabia que existem os aparelhos chamados ortodônticos e os ortopédicos? A diferença entre os dois é que eles atuam em partes diferentes da boca. Os ortodônticos focam na movimentação dos dentes. Já os ortopédicos trabalham com os ossos da mandíbula, que sustentam os dentes inferiores, e da maxila, que sustentam os dentes superiores.
Está na cabeça das pessoas que todo aparelho ortopédico é móvel e só crianças podem usar. Mas, não é bem assim e vamos te explicar os motivos. Continue a leitura para saber mais.
O aparelho Ortopédico
Na infância, os ossos do rosto estão em desenvolvimento, por isso os profissionais preferem indicar esse aparelho para as crianças. A idade recomendada para levar os pequenos ao dentista é aos 6 anos. Assim, se o tratamento for realizado nesse período, pode garantir os seguintes resultados:
- melhora na fala, na mastigação e na respiração;
- alinhamento dos dentes;
- melhora no desenvolvimento dos ossos do rosto.
Atenção: isso não impede que adultos usem aparelhos ortopédicos. Como dissemos, os pacientes têm necessidades diferentes. Assim, parece óbvio, mas apenas um especialista sabe dizer qual o tratamento mais adequado para cada pessoa. Nesse caso, o aparelho ortopédico é recomendado para solucionar problemas, como:
- queixo saliente ou retraído;
- dores na face;
- barulho durante a mastigação;
- dentes tortos ou apinhados;
- mordida cruzada.
Agora que você já sabe o que é o aparelho ortopédico e seus benefícios, vamos falar sobre o tratamento com o aparelho ortodôntico.
O aparelho Ortodôntico
Na maioria das vezes, esse tipo de aparelho é fixo e indicado para adolescentes e adultos.
Conheça os 5 tipos mais comuns de aparelhos ortodônticos
Fios, bráquetes, borrachinhas coloridas – isso tudo nos faz lembrar do aparelho ortodôntico. Porém, existem vários tipos e cada um funciona de um jeito. Venha conhecer os 5 aparelhos mais utilizados pelos dentistas.
1. Aparelho Fixo Convencional
Esse aparelho é um dos mais tradicionais. Ele é composto por bandas, fios e bráquetes. Sua função principal é alinhar os dentes.
Os especialistas alertam que esse tipo de aparelho requer uma atenção especial com a higienização. Além disso, ele demanda visitas regulares ao dentista, na maioria das vezes, a manutenção é mensal.
2. Aparelho Autoligado
Com a mesma função do anterior, esse aparelho, que também é fixo, tem uma estrutura parecida. A diferença é que ele não precisa das borrachinhas.
Ele é procurado por quem quer um tratamento um pouco mais rápido e discreto para alinhar os dentes. Outra diferença, com o fixo convencional, é que requer menos manutenção.
3. Aparelho Móvel (contenção)
O aparelho móvel, como o próprio nome já diz, é removível. Dessa maneira, o paciente tem que ter disciplina e precisa usar direitinho, como o dentista pedir, para não prejudicar o tratamento.
A função dele é manter os dentes alinhados. Por isso, o aparelho móvel é muito indicado, também, assim que se retira o fixo.
4. Aparelhos Estéticos
São mais discretos que os aparelhos fixos tradicionais, e autoligado metálico. É feito com material transparente e os braquetes são, geralmente, de cerâmica, porcelana ou safira. Pode ser convencional ou autoligado.
5. Alinhador Invisível
Os alinhadores invisíveis são bem discretos, sofisticados e ajudam a cuidar da sua saúde bucal sem prejudicar a sua estética durante o processo. Eles são removíveis, por isso não atrapalham a fala, a alimentação ou a higienização. Além disso, o seu tratamento é bem mais rápido que os convencionais e não precisa fazer tantas visitas aos dentistas.
A função dos alinhadores é a mesma dos aparelhos convencionais. Além dos benefícios estéticos, esse tipo de aparelho funciona como um substituto para pacientes com rejeição (alergia) ao metal ou ao níquel. O alinhador invisível da GOU Odonto, é o GOU Correct.
Constância no tratamento e Cuidados com o aparelho
Assim que estiver de aparelho, fique muito atento à higienização de seus dentes nesse período. E não se esqueça de higienizar, também, o seu aparelho, principalmente se ele for removível. Saiba aqui os melhores cuidados para se ter com o seu aparelho fixo.
Outro ponto importante é a constância no tratamento. Não falte às consultas e não deixe de usar o aparelho móvel. Pergunte ao seu dentista sobre o tempo indicado para o uso durante o dia e cumpra com esse prazo. Só assim você terá o resultado esperado em tempo hábil.
Agora que você já conhece os 5 tipos de aparelhos, procure a GOU Odonto mais próxima de você ou agende a sua consulta pelo. Lembre-se de que é o especialista que vai recomendar qual o tipo de aparelho mais conveniente para o seu caso.
E aí, gostou de saber mais sobre os vários tipos de aparelho? Continue acompanhando a GOU Odonto por aqui e nas redes sociais.
GOU Odonto (@gouodonto) • Fotos e vídeos do Instagram