Excesso de flúor: entenda os riscos e consequências para o organismo

Você é uma daquelas pessoas que acredita que, quando se trata da higiene bucal, quanto mais flúor na pasta de dentes, melhor é a limpeza? Se a sua resposta for positiva, você precisa conferir este artigo!

Hoje em dia, muitos pacientes chegam ao consultório do dentista com essa dúvida, sem saber que o excesso de flúor é, na verdade, um fator de risco para a saúde bucal.

Entenda melhor essa questão e saiba quais são os cuidados necessários para garantir dentes limpos e protegidos contra as cáries todos os dias!

O QUE É O FLÚOR E QUAL O SEU PAPEL NA SAÚDE BUCAL?

O flúor é um mineral bastante reativo, encontrado em diversas formas na natureza. As pesquisas na área da saúde descobriram que, quando combinado com determinadas substâncias, o flúor torna-se benéfico para o organismo.

Assim, na odontologia, o fluoreto de sódio é encontrado na pasta de dentes e na fórmula do gel utilizado pelos dentistas para fazer a limpeza dentária no consultório. A concentração dessa substância nos produtos de higiene bucal não pode ultrapassar 1,5 mil ppm (parte por milhão).

Ao entrar em contato com a superfície dos dentes, o fluoreto de sódio (ou simplesmente o flúor) é incorporado pelo esmalte, atuando na proteção contra a formação da placa bacteriana e das cáries. Portanto, trata-se de uma substância com um papel muito importante na saúde bucal, por auxiliar no fortalecimento dos dentes.

O QUE O EXCESSO DE FLÚOR PODE CAUSAR?

O excesso de flúor pode levar a um quadro de intoxicação crônica chamado pelos dentistas de fluorose. Essa condição clínica é um problema de saúde bucal que pode afetar o esmalte e levar à perda do cálcio, pois afeta a estrutura dos dentes de forma definitiva.

Ela é causada pelo uso inadequado da pasta de dentes contendo flúor, sobretudo em crianças que estão na fase de troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, quando o processo de calcificação dentária está em andamento.

Mas, os adultos também estarão sujeitos aos problemas causados pelo excesso de flúor, se insistirem em usar grande quantidade de pasta de dentes para fazer a higiene bucal diária.

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DA FLUOROSE?

Os primeiros sinais do problema são pequenas manchas brancas nos dentes, que aparecem como linhas ao longo da sua superfície. Se o excesso de flúor permanece, as manchas tornam-se cada vez mais escuras, passando do amarelo ao marrom.

Nos casos mais graves, a fluorose causa a perda do esmalte e do cálcio presentes nos dentes, ocasionando fraturas e, até mesmo, a queda por completo.

Infelizmente, uma vez ocorridas as manchas devido ao excesso de flúor, é impossível eliminá-las por completo. Por isso, em todas as consultas odontológicas, os dentistas ensinam alguns cuidados básicos para evitar esse quadro, sobre os quais falaremos agora.

QUE CUIDADOS TOMAR DURANTE A LIMPEZA DENTÁRIA?

Para evitar os males causados pelo excesso de flúor, basta usar a pasta de dentes corretamente. Até os seis meses de idade, o ideal é usar apenas água filtrada ou soro fisiológico para limpar as gengivas do bebê.

Nas crianças menores de seis anos, deve-se usar pasta sem flúor ou, quando necessário, produtos com baixa concentração da substância. Depois dos seis anos, é possível utilizar a pasta fluoretada, sempre com a supervisão adequada para evitar que as crianças engulam o produto.

Os adultos, por sua vez, devem prestar atenção na quantidade de pasta utilizada na escovação. Basta uma pequena quantidade para ter uma limpeza bucal perfeita, pois o que remove os restos de comida e as bactérias são os movimentos da escova, e não a pasta de dentes em excesso.

Agora que você já sabe quais são os cuidados necessários para evitar o excesso de flúor, descubra como é feita a limpeza dentária pelo dentista e saiba por que ela é fundamental para a sua saúde bucal.