5 benefícios do aparelho ortodôntico: pare de enrolar, cuide do seu sorriso

Quando falamos em aparelho ortodôntico, a primeira coisa que vem à cabeça são dentes alinhados e um sorriso de celebridade. No entanto, apesar da estética ser um fator importante, existem, ainda, benefícios interessantes e pouco conhecidos. 

A ortodontia é a área da odontologia que trata tanto da face quanto dos dentes. É então, o profissional ortodôntico quem vai tratar tudo relacionado aos aparelhos dentais. Isso é importante, porque trata da saúde bucal e pode influenciar em sua qualidade de vida, melhorando a sua fala, mastigação e respiração. 

Selecionamos algumas vantagens que o uso do aparelho pode trazer à sua saúde. Confira e descubra se o tratamento ortodôntico é adequado para você. 

Uma criança com aparelho ortodôntico sorri. Na sua frente estão duas escovas de dentes.

Benefícios que o aparelho ortodôntico pode trazer à sua saúde

Queremos que você conheça as vantagens do aparelho ortodôntico para além da estética. No entanto, sabemos que melhorar a aparência de seu sorriso é fundamental. Isso porque vai aumentar a sua autoestima, te tornando uma pessoa mais confiante para realizar os seus sonhos. 

Mas não só. A ortodontia também pode aliviar dores de cabeça, melhorar a sua respiração e dicção. Abaixo falamos sobre isso com mais detalhes. Assim, continue a leitura e, caso se identifique com algum dos sintomas mencionados, procure a GOU Odonto mais perto de você e agende uma consulta com um especialista.  

A mão de uma mulher faz um coração que emoldura o seu sorriso, com aparelho ortodôntico.

  • Evita dores de cabeça e problemas gástricos

Muitas vezes, as dores de cabeça são provocadas por uma inadequação no sistema mastigatório, devido ao encaixe inadequado dos dentes. Alinhando-os com o uso de aparelhos ortodônticos, melhora-se a mastigação, resolvendo grande parte do problema.

  • Corrige o posicionamento ósseo 

Os aparelhos ortodônticos corrigem o posicionamento ósseo maxilar. Dessa forma, melhoram as funcionalidades bucais, como a fala, a respiração e a mastigação, dentre outros, proporcionando uma qualidade de vida melhor

  • Evita problemas de oclusão (encaixe correto da mordida)  

Esse problema deve ser avaliado por volta dos 6 anos de idade, para que não atrapalhe outras funções da criança, como a dicção e a mastigação. É importante ressaltar que não é preciso esperar que todos os dentes sejam permanentes para o uso do aparelho. Isso porque pode ser preciso o tratamento ortopédico, que trabalha com a ossatura do maxilar. 

Uma criança retira o seu aparelho ortopédico da boca.

  • Melhora a higiene bucal

Com o uso do aparelho, é necessário frequentar o dentista periodicamente. Assim, o paciente terá feedbacks constantes sobre a higiene de seus dentes e terá uma escovação melhor e, muitas vezes, mais otimizada.  

  • Previne o desgaste precoce dos dentes

Melhorando a mordida e a respiração, problemas como o ranger dos dentes são minimizados, evitando o desgaste precoce. Geralmente, é o dentista ortodôntico que descobre e resolve problemas, como o bruxismo, uma das principais causas do desgaste precoce dos dentes. 

Agende a sua consulta

Então, vamos recapitular: o aparelho ortodôntico alinha o seu sorriso, tratando de sua estética e isso é muito importante para a sua autoestima e autoconfiança. Porém, o tratamento ortodôntico apresenta outros benefícios à sua saúde, que podem melhorar a sua qualidade de vida. 

Assim, ressaltamos que é muito importante você consultar um profissional ortodôntico para saber se você precisa usar o aparelho e qual o tratamento mais adequado para o seu caso. Lembre-se de que a saúde bucal é coisa séria, então, consulte sempre, um profissional de sua confiança. 

Gostou das dicas? Acompanhe a GOU nas Redes Sociais e tenha acesso a mais conteúdos como esse!

GOU Odonto (@gouodonto) • Fotos e vídeos do Instagram

(20+) GOU Odonto | Facebook

Fechar Menu

Cadastro